por silvia fillet » Sex Fev 17, 2012 14:13
Uma pirâmide de base pentagonal regular é seccionada por um plano paralelo à sua base e que passa pelos pontos médios de suas arestas, ficando assim determinada uma nova pirâmide pentagonal regular, com altura igual à metade da altura da pirâmide inicial.
a)Determine as áreas das bases das pirâmides inicial e nova e a razão entre estas áreas
b)Determine também a razão entre seus volumes.
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por MarceloFantini » Sex Fev 17, 2012 14:21
Quais foram suas tentativas?
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por Rosana Vieira » Ter Fev 21, 2012 11:22
Bom Marcelo para o item chegei nesta resolução
b) v1/v2 = 1/3.A1.h / 1/3.A1.h/2 = 32 sem^2.36º
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por MarceloFantini » Ter Fev 21, 2012 12:20
Sejam

e

as alturas maior e menor respectivamente. Então

. A razão entre os volumes será o cubo da razão entre os segmentos, logo

onde

é o volume da pirâmide menor e

da pirâmide original. O raciocínio é análogo para as áreas.
Como você chegou nesta resolução? Porque suas contas não fazem sentido, o valor

parece quase um chute.
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por Rosana Vieira » Ter Fev 21, 2012 16:46
MarceloFantini escreveu:Sejam

e

as alturas maior e menor respectivamente. Então

. A razão entre os volumes será o cubo da razão entre os segmentos, logo

onde

é o volume da pirâmide menor e

da pirâmide original. O raciocínio é análogo para as áreas.
Como você chegou nesta resolução? Porque suas contas não fazem sentido, o valor

parece quase um chute.
Obrigado Marcelo pela explicação.
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por MickaelSantos » Ter Fev 21, 2012 20:20
Primeiro eu dividi o pentágono da base em 5 triângulos e, chamando cada lado do pentágono de l, calculei a altura de cada triângulo assim:

, onde l é o lado do triângulo e h a altura dele.
Desenvolvendo a expressão, cheguei em:

Depois calculei a área do triângulo e multipliquei por 5, que é a quantidade de triângulos do pentágono:

Onde:

é a área do pentágono da pirâmide maior.
Então eu comparei a medida do lado do pentágono menor com a do pentágono maior, usando o Teorema de Tales:

Onde:

é o lado do pentágono da pirâmide menor e

é o lado do pentágono da pirâmide maior
Obs. tenho dúvidas nessa parte!
Agora o cálculo da área do pentágono menor, usando a fórmula acima:

Agora a relação:

Isso quer dizer que a área do pentágono da pirâmide maior é 4 vezes a área do pentágono da pirâmide menor.
Acho que é isso...
Se alguém puder dar uma olhada e ver se está certo, principalmente na parte da relação entre o lado do maior e o lado do menor, agradeço.
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por MarceloFantini » Ter Fev 21, 2012 20:25
Sua resposta está certa, mas muito grande e complicada de raciocinar num espaço de tempo curto. Além disso, você aproximou o valor da tangente, apesar que isto não influencia o resultado final.
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por Rosana Vieira » Ter Fev 21, 2012 20:36
MickaelSantos escreveu:Primeiro eu dividi o pentágono da base em 5 triângulos e, chamando cada lado do pentágono de l, calculei a altura de cada triângulo assim:

, onde l é o lado do triângulo e h a altura dele.
Desenvolvendo a expressão, cheguei em:

Depois calculei a área do triângulo e multipliquei por 5, que é a quantidade de triângulos do pentágono:

Onde:

é a área do pentágono da pirâmide maior.
Então eu comparei a medida do lado do pentágono menor com a do pentágono maior, usando o Teorema de Tales:

Onde:

é o lado do pentágono da pirâmide menor e

é o lado do pentágono da pirâmide maior
Obs. tenho dúvidas nessa parte!
Agora o cálculo da área do pentágono menor, usando a fórmula acima:

Agora a relação:

Isso quer dizer que a área do pentágono da pirâmide maior é 4 vezes a área do pentágono da pirâmide menor.
Acho que é isso...
Se alguém puder dar uma olhada e ver se está certo, principalmente na parte da relação entre o lado do maior e o lado do menor, agradeço.
Olá Mickael este exercício é a letra a ou b
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por MarceloFantini » Ter Fev 21, 2012 20:39
Rosana, evite citar a resposta inteira, cite apenas as partes que te interessam. Pelo contexto você não percebeu? Olhe as questões e olhe qual razão que encontrou.
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por MickaelSantos » Ter Fev 21, 2012 20:40
Obrigado pela resposta, Marcelo.
Mas será que tem outro jeito de pensar nela?
Será que posso pensar que como o lado do menor é a metade do lado do maior, e que a área varia com o quadrado da distância, e que a área do maior está ao dobro da distância da área do menor (em relação ao vértice), o valor da área do maior é 4 vezes a do menor?
Ufa!!! Precisei fazer do jeito mais complicado para entender o mais fácil. Gostei!
Mas a resposta longa é a mais indicada para uma aula de PÓS, pois mostra que você entende do assunto, certo?
Abr@ço...
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por MickaelSantos » Ter Fev 21, 2012 20:42
Olá Mickael este exercício é a letra a ou b
Exercício 2, item a.
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por MarceloFantini » Ter Fev 21, 2012 20:47
Se você lembrar do teorema da base média, o raciocínio também é rápido. Em cada face lateral, o lado do pentágono será base média deste, logo cada lado terá metade do valor do lado original. Daí, a área será um quarto da área original. A resposta para o volume segue.
Ser mais longo não necessariamente significa ser bom. Neste caso, muitas saídas rápidas existem sem grandes complicações, pensar no teorema de tales, usar trigonometria e manipulações algébricas longas podem induzir erros devido ao tamanho do processo.
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por MickaelSantos » Ter Fev 21, 2012 21:03
Entendi, quanto maiorfor o caminho, maior a probabilidade de erro.
Obrigado pela força.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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