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Cilindro (MAUÁ - SP)

Cilindro (MAUÁ - SP)

Mensagempor Ananda » Seg Fev 25, 2008 18:24

Olá!
Bom o exercício é o seguinte:
Um cilindro circular reto, de raio R e altura h = 2R, é cortado por um plano paralelo ao seu eixo. Sendo R/2 a distância do eixo ao plano secante, calcule o volume do menor segmento cilíndrico resultante desta secção.
Resposta: \frac{R^3(4\pi-3\sqrt[]{3)}}{6}

Bom, eu entendi que é um cilindro circular reto eqüilátero, já que a altura é o dobro do raio. E para mim, o menor segmento cilíndrico é a figura sobre o plano. E como volume é área da base multiplicada pela altura, entendi que a área da base seria a área desse segmento cilíndrico (que não consegui calcular) multiplicada pela altura do cilindro, que no caso é 2R.
Para mim, a altura do segmento cilíndrico é R/2, mas não consegui achar o raio. Pela resposta, acredito que é preciso usar trigonometria. Mas não consegui associá-los.
Espero tua resposta.
Grata desde já pela atenção.
Anexos
cilindro.JPG
Ananda
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Re: Cilindro (MAUÁ - SP)

Mensagempor admin » Ter Fev 26, 2008 00:19

Olá Ananda!

Acho importante começarmos discutindo um plano para resolução que servirá como referência para outros problemas.
Pede-se para calcular o volume do segmento cilíndrico que é reto.
Aqui, o termo "reto" nos diz que o ângulo entre a base circular e a prolongação do cilindro é de 90^\circ.

Pois bem, a chave para a resolução é partir dos conceitos mais elementares.
Não queira resolver o exercício diretamente.
Inicie o raciocício pelo que se pede e em seguida, tente construir os passos anteriores que levam até lá.


Vamos nomear alguns pontos no círculo base para facilitar a identificação.
Veja:
circulo.jpg
circulo.jpg (10.86 KiB) Exibido 9785 vezes



Considerando o conceito elementar de volume do segmento de interesse, o que precisamos?
Como é reto, apenas precisamos da área da base deste sólido superior, pois o comprimento já temos.
Depois então, calculamos o volume com o produto área da base pelo comprimento que é 2R.

Identificando esta base:
Veja que a base deste sólido é ABC, precisamos calcular esta área.
Considere que você tem um sub-problema agora.

Como calcular esta área ABC?
A idéia é calcular áreas de regiões mais simples e obter esta por diferença.
Por exemplo, é fácil calcular a área do região OABC.
Após, repare que se subtraírmos a área do triângulo OAC, obteremos a área da região que queremos ABC. Vamos fazer assim!


Antes, precisamos daquele ângulo \alpha.
E para obtê-lo, vamos calcular c, por Pitágoras.

R^2 = \left( \frac{R}{2} \right) ^2 + c^2

R^2 - \frac{R^2}{4} = c^2

c^2 = \frac{3R^2}{4}

c = \frac{ \sqrt{3}}{2}R

E para \alpha, utilizaremos seno:

sen\alpha = \frac{c}{R} = \frac{\sqrt{3}}{2}

\alpha = 60^\circ




Agora, vamos voltar para nosso plano.
Calculando a área da região OABC:

Podemos fazer uma regra de três.
\left\{
\begin{matrix}
   360^\circ & \pi R^2 \\ 
   120^\circ & A_{OABC}
\end{matrix}
\right.

A_{OABC} = \frac{120^\circ \cdot \pi R^2}{360^\circ}

A_{OABC} = \frac{\pi R^2}{3}


Pronto, mais um passo.
Na seqüência, a área do triângulo OAC:

A_{OAC} = \frac{R}{2} \cdot c = \frac{R}{2} \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}R = \frac{R^2\sqrt{3}}{4}


Agora que já temos as áreas intermediárias que precisávamos, vamos enfim obter a área da região ABC:
A_{ABC} = A_{OABC} - A_{OAC}

A_{ABC} = \frac{\pi R^2}{3} - \frac{R^2 \sqrt{3}}{4}

A_{ABC} = R^2 \left( \frac{\pi}{3} - \frac{\sqrt{3}}{4} \right)


E finalmente, o volume que precisamos:

V = A_{ABC} \cdot 2R

V = R^2 \left( \frac{\pi}{3} - \frac{\sqrt{3}}{4} \right) \cdot 2R

V = 2R^3 \left( \frac{\pi}{3} - \frac{\sqrt{3}}{4} \right)

V = R^3 \left( \frac{2\pi}{3} - \frac{\cancel{2}\sqrt{3}}{\cancel{4}{2}} \right)

V = R^3 \left( \frac{4\pi - 3\sqrt{3}}{6} \right)


Ananda, resumindo, não se preocupe em querer resolver os problemas de uma só vez, ou, se não conseguir construir imediatamente um caminho para a resolução.
Lembre-se: comece procurando "algo" que falta para se obter a resposta. Em seguida, perceberá que para antes conseguir este "algo", precisará calcular um "algo2" etc. Assim, você construirá os passos que levarão à resolução final.

Espero ter ajudado!
Bons estudos.
Fábio Sousa
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Re: Cilindro (MAUÁ - SP)

Mensagempor Ananda » Ter Fev 26, 2008 12:42

Olá!
Ajudaste sim!
Grata pelas dicas!
Até mais!
Ananda
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?