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Fração

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Mensagempor Andrewo » Sáb Jan 14, 2012 19:04

Tenho 3 problemas de 4º série aqui pra resolver, eu sei fazer as operaçoes com frações, só nao achei o caminho p/ aplicar nos problemas.



1- Se \frac{3}{7} do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde \frac{4}{5} do que eu tenho?



2-Uma garota leu \frac{1}{4} de um livro num dia e \frac{1}{6} desse mesmo livro no outro dia.
a)A fraçao do livro que elea já leu

b)a fração do livro que falta pra ela terminar a leitura.



3- Em um prédio, \frac{1}{3} dos apartamentos foi vendido e \frac{1}{6} foi reservado.

a) qual a fração dos apartamentos que foi vendida e reservada?
b)Qual a fraçao que corresponde aos apartamentos que nao foram vendidos?




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Re: Fração

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Jan 14, 2012 19:33

Olá Andrewo.
Andrewo escreveu:1-Se \frac{3}{7} do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde \frac{4}{5} do que eu tenho?

{\frac{3}{7}}x = 195 \Rightarrow 3x = 195.7 \Rightarrow x = 455

{\frac{4}{5}}x \Rightarrow {\frac{4.455}{5}} \Rightarrow 364

Andrewo escreveu:2-Uma garota leu \frac{1}{4} de um livro num dia e \frac{1}{6} desse mesmo livro no outro dia.
a)A fraçao do livro que elea já leu

\frac{1}{4} + \frac{1}{6} \Rightarrow \frac {6 + 4}{24} \Rightarrow \frac {10}{24} \Rightarrow \frac {5}{12}

Andrewo escreveu:b)a fração do livro que falta pra ela terminar a leitura.

1 - \frac {5}{12} \Rightarrow \frac {12 - 5}{12} \Rightarrow \frac {7}{12}

Andrewo escreveu:3- Em um prédio, \frac{1}{3} dos apartamentos foi vendido e \frac{1}{6} foi reservado.

a) qual a fração dos apartamentos que foi vendida e reservada?

\frac{1}{3} + \frac{1}{6} \Rightarrow \frac {2 + 1}{6} \Rightarrow {3}{6} \Rightarrow \frac {1}{2}
Andrewo escreveu:b)Qual a fraçao que corresponde aos apartamentos que nao foram vendidos?

1 - \frac {1}{2} \Rightarrow \frac {2 - 1}{2} \Rightarrow \frac {1}{2}
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Re: Fração

Mensagempor Andrewo » Seg Jan 16, 2012 08:26

Arkanus Darondra escreveu:Olá Andrewo.
Andrewo escreveu:1-Se \frac{3}{7} do que eu tenho são 195 reais, a quanto corresponde \frac{4}{5} do que eu tenho?

{\frac{3}{7}}x = 195 \Rightarrow 3x = 195.7 \Rightarrow x = 455

{\frac{4}{5}}x \Rightarrow {\frac{4.455}{5}} \Rightarrow 364


Eu entendo que \frac{3}{7} de X = a 195 reais, mas pq o x aparece ao lado da fração multiplicando?


Eu sei que é simples mas já fazem mtos anos que não vejo o assunto.



Arkanus Darondra escreveu:
Andrewo escreveu:b)a fração do livro que falta pra ela terminar a leitura.

1 - \frac {5}{12} \Rightarrow \frac {12 - 5}{12} \Rightarrow \frac {7}{12}

Andrewo escreveu:b)Qual a fraçao que corresponde aos apartamentos que nao foram vendidos?

1 - \frac {1}{2} \Rightarrow \frac {2 - 1}{2} \Rightarrow \frac {1}{2}


Pq foi colocado o 1 - antes da fração? é dedutível que se temos \frac{5}{12} o que falta pra completar é \frac{7}{12}, mas eu queria entender a conta.





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Re: Fração

Mensagempor Arkanus Darondra » Seg Jan 16, 2012 12:29

Andrewo escreveu:Eu entendo que \frac{3}{7} de X = a 195 reais, mas pq o x aparece ao lado da fração multiplicando?


Eu sei que é simples mas já fazem mtos anos que não vejo o assunto.

Note que para calcularmos, por exemplo, a metade (\frac 12) de 10 faríamos:
\frac{10}{2} \Leftrightarrow {\frac{1}{2}}.10
Se quiséssemos \frac 37, seria:
{\frac {3}{7}}.10 = \frac {30}{7}
Andrewo escreveu:Pq foi colocado o 1 - antes da fração? é dedutível que se temos \frac{5}{12} o que falta pra completar é \frac{7}{12}, mas eu queria entender a conta.

Como você mesmo disse é dedutível que se temos \frac{5}{12} o que falta pra completar é \frac{7}{12}
Isso ocorre porque no total temos \frac{12}{12} apartamentos, e isso equivale à \frac 11 = 1

Sendo assim, é fácil perceber que \frac{12}{12} - \frac{5}{12} = \frac{7}{12}

Qualquer dúvida... :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?