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[INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

[INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor homerbrasil » Qua Jan 11, 2012 16:44

Vejam:
-1 < (x+4)/(2x-2)
0 < (x+4)/(2x-2) + 1
[(x+4)+(2x-2)]/(2x-2) > 0
(3x+2)/(2x-2) > 0
3x+2 > 0*(2x-2)
3x+2 > 0
3x > -2
x > -2/3

A resposta é x<-2/3. Peço que vocês façam a resolução correta e me mostrem porque não consigo chegar no resultado.

Vou aproveitar o tópico e colocar mais uma inequação, se puderem resolvê-la também, agradeço. Essa é simples:
4 < -7x
-4 > 7x
-4/7 > x

A resposta mostrada é -7/4<x.

Estou ansioso pela resposta, obrigado desde já.
homerbrasil
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Re: [INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor Edu-sjc » Qua Jan 11, 2012 17:57

Cara, não concordo com nenhuma das respostas que você nos deu!!

Na primeira equação, você cometeu o seguinte errinho:

-1<\left( x+4/2x-2\right)
\left(x+4/2x-2 \right)+1>0

e enfim você chegou em:

\left(3x+2/2x-2 \right)>0

Cara você não pode passar \left(2x-2 \right) multiplicando, pelo mesmo motivo
de você não o multiplicá-lo no começo.

Você tem que resolver : \left(3x+2/2x-2 \right)>0

Eu cheguei na resposta: x<-2/3 e x<1/3

Na segunda expressão está tudo sertinho!É a resposta que você achou mesmo
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Re: [INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor ant_dii » Qui Jan 12, 2012 03:34

homerbrasil escreveu:Vejam:
-1 < (x+4)/(2x-2)


Neste caso você poderá fazer da seguinte forma também:

-1<\frac{x+4}{2x-2} \Rightarrow 0<\frac{x+4}{2x-2}+1 \Rightarrow 0<\frac{x+4}{2x-2}+\frac{2x-2}{2x-2} \Rightarrow \\ \Rightarrow 0<\frac{3x+2}{2x-2} \Rightarrow 0<\frac{3 \left(x+\frac{2}{3}\right)}{2(x-1)}

que deve ser resolvida por partes.
Primeiro considere que
3 \left(x+\frac{2}{3}\right)}>0, de onde x>\frac{-2}{3}

e
2(x-1)>0, de onde x>1.
Juntando os dois resultados teremos que a solução será x>1.

Segundo, considere que
3 \left(x+\frac{2}{3}\right)}<0, de onde x<\frac{-2}{3}

e
2(x-1)<0, de onde x<1.
Juntando os dois resultados teremos que a solução será x<\frac{-2}{3}.

Portanto, o resultado correto para sua primeira inequação será os intervalos onde x<1 e x<\frac{-2}{3}. Ou seja, o conjunto solução para -1<\frac{x+4}{2x-2} é o conjunto
\left\{x \in \Re; x>1 \quad \mbox{ou} \quad x<\frac{-2}{3}\right\},

onde \Re é o conjunto dos números reais.

Já a segunda, verifique seu gabarito (a resposta final dada), pois o que você fez esta inteiramente correto e chegou na resposta correta.
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Re: [INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor homerbrasil » Qui Jan 12, 2012 14:53

Primeiro, muito obrigado pelas respostas, estava lutando com essas duas inequações, não via saída. : D

Sobre a segunda inequação, o gabarito deve estar errado mesmo, vi num site de matemática e me surpreendi de ter errado uma tão simples.

Sobre a primeira, ant_dii, entendi a sua explicação, há duas respostas x < 1 e x < -2/3, e que deve-se considerar a segunda porque ela se "sobrepõe" na reta numérica x < 1 e x < -0,666....

Acho que no conjunto solução que você colocou não deveria ter o x > 1, certo?

--

Agora, sobre os conceitos de inequação. O que eu estava fazendo errado era passar uma expressão (2x-2) que poderia ser negativa multiplicando o outro lado assumindo que ela era positiva. Como x pode assumir qualquer valor real exceto 1 a expressão seria negativa se x<1. E não se pode passar um número negativo multiplicando ou dividindo o outro lado da inequação. É isso mesmo? Algo a acrescentar?
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Re: [INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor ant_dii » Qui Jan 12, 2012 15:25

homerbrasil escreveu:Sobre a segunda inequação, o gabarito deve estar errado mesmo, vi num site de matemática e me surpreendi de ter errado uma tão simples.

Com certeza esta errado... Você fez tudo certo.

homerbrasil escreveu:Sobre a primeira, ant_dii, entendi a sua explicação, há duas respostas x < 1 e x < -2/3, e que deve-se considerar a segunda porque ela se "sobrepõe" na reta numérica x < 1 e x < -0,666....

Na verdade a resposta que te dei não é x<1 mas sim x>1 (Me desculpe pois coloquei errado, acho que já estava cansado, afinal já era tarde). Por exemplo, se tomarmos x=2, veremos que -1<(2+4)/(4-1)=6/3=2, ou seja, -1<2, o que é verdadeiro. Portanto você poderá tomar qualquer valor de x acima de 1 e também abaixo de -2/3.

O x<1 que apareceu e te (e me) confundiu foi para o caso em que tomaremos tanto o denominador como numerador negativos (isso quer dizer que a expressão é positiva).

Quanto
homerbrasil escreveu:Agora, sobre os conceitos de inequação. O que eu estava fazendo errado era passar uma expressão (2x-2) que poderia ser negativa multiplicando o outro lado assumindo que ela era positiva. Como x pode assumir qualquer valor real exceto 1 a expressão seria negativa se x<1. E não se pode passar um número negativo multiplicando ou dividindo o outro lado da inequação. É isso mesmo? Algo a acrescentar?

na verdade o sinal não modifica quase nada... Veja, por exemplo:
1<\frac{-A}{B} \Rightarrow B<-A.

Quanto a expressão 2x-2 não poder ser zero, sim isso faz sentido, mas ao estudar cada caso (como fiz) você verá que o zero não esta no conjunto solução.

O cuidado deve ser tomado quando se tem
-1<\frac{A}{B},
pois -1 é negativo, logo ou A é negativo e B positivo, ou A é positivo e B negativo.
Te peço atenção quanto as preposições e e ou.
Concluindo, eu errei na resposta do fim. O correto é o que esta entre chaves no fim, ou seja, o conjunto solução é
\left\{x \in \Re; x>1 \quad \mbox{ou} \quad x<\frac{-2}{3}\right\},

onde \Re é o conjunto dos números reais. Mil desculpas.
Só os loucos sabem...
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Re: [INEQUAÇÕES] O que estou fazendo de errado?

Mensagempor homerbrasil » Qui Jan 12, 2012 16:28

Dúvida esclarecida, muito obrigado. :lol:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?