por marcelodavid » Ter Jan 03, 2012 20:34
Oi!
O assunto é bem simples mas eu fiz e ficou diferente do gabarito.
Lá vai:
QUANTO VALE SENO240-COS570+SEN330-COS2460?
Minha resolução:
Sen240 =raiz de 3 /2
cos570= raiz de 3/2
sen330 = sen 150 (não sei resolver)
cos2460 = -1
Essa eu também não consegui:
Determine o valor da expressãp tg(11pi) + tg(9pi/4) - tg25pi/6
Eu fiz :
Tg11pi = tg180 = 0
tg9pi/4 = tg45 = 1
tg25pi/6 = tg30 = raiz de 3/2
Então, são duas questões fáceis mas não consegui resolve-las.
Ficaria grato quem puder me ajudar.
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marcelodavid
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por MarceloFantini » Ter Jan 03, 2012 20:45
Como você descobriu o valor dos senos e cossenos? Porque o procedimento é o mesmo para

. Na segunda questão basta substituir e calcular, qual foi a dificuldade?
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por joaofonseca » Ter Jan 03, 2012 20:54
A melhor forma de resolver este tipo de problemas é reduzir cada um dos angulos ao 1º quadrante.
Exemplo:
(em graus)

Existe um triangulo notável, em que um dos angulos mede 30º, o cateto oposto mede 1 e a hipotenusa mede 2. Assim

.
A minha sugestão é fazeres uma revisão ao circlo trigonométrico, redução ao 1º quadrante e triangulos notáveis/especiais.
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por marcelodavid » Ter Jan 03, 2012 23:52
Eu queria que vocês respondessem . Na minha soma deu uma , no gabarito deu outra. Não estou dizendo que meu procedimento esta errado.
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por marcelodavid » Ter Jan 03, 2012 23:53
Queria a resposta final dos dois problemas
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por MarceloFantini » Ter Jan 03, 2012 23:55
Qual foi a sua resposta e qual foi a resposta do gabarito?
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por Arkanus Darondra » Qua Jan 04, 2012 12:55
marcelodavid escreveu:Oi!
QUANTO VALE SENO240-COS570+SEN330-COS2460?
Minha resolução:
Sen240 =raiz de 3 /2
cos570= raiz de 3/2
sen330 = sen 150 (não sei resolver)
cos2460 = -1

Note que como 240º pertence ao 3º quadrante, os valores do seno são negativos

Note que como 210º pertence ao 3º quadrante, os valores do cosseno também são negativos

Note que como 330º pertence ao 4º quadrante, os valores do seno são negativos.

marcelodavid escreveu:Determine o valor da expressãp tg(11pi) + tg(9pi/4) - tg25pi/6
Eu fiz :
Tg11pi = tg180 = 0
tg9pi/4 = tg45 = 1
tg25pi/6 = tg30 = raiz de 3/2

Creio que seja isso. Agora tente fazer o exercício.
Editado pela última vez por
Arkanus Darondra em Qua Jan 04, 2012 14:00, em um total de 3 vezes.
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por Arkanus Darondra » Qua Jan 04, 2012 12:56
Qualquer problema...
Também gostaria de saber a resposta do gabarito.
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Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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