por beel » Dom Nov 20, 2011 22:46
A função y(x) tem como sua derivada 2/x + 1/x² e seu grafico passa pelo ponto P=(1,2)...assim, qual seria y(1)...
Fiz essa problema pelo PVI, integrando os dois lados da equação que ficou assim
y(x) = 2lnx - 1/x + k , sendo k=3
assim, y(1) = 2
mas o resultado nao bate com nenhuma alternativa...
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por LuizAquino » Seg Nov 21, 2011 10:16
beel escreveu:A função y(x) tem como sua derivada 2/x + 1/x² e seu grafico passa pelo ponto P=(1,2)...assim, qual seria y(1)...
beel escreveu:Fiz essa problema pelo PVI, integrando os dois lados da equação que ficou assim
y(x) = 2lnx - 1/x + k , sendo k=3
assim, y(1) = 2
Reveja o texto do exercício, pois nem precisaria fazer cálculo algum para saber que y(1)=2. Afinal de contas, foi informado que o gráfico de y(x) passa pelo ponto P=(1, 2).
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por beel » Seg Nov 21, 2011 17:23
Sim, eu percebi isso, mas mesmo assim, errei em alguma coisa e queria saber onde
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por LuizAquino » Seg Nov 21, 2011 21:09
beel escreveu:Sim, eu percebi isso, mas mesmo assim, errei em alguma coisa e queria saber onde
Não há erro no que você fez. Afinal de contas, a função

atende as duas condições do exercício:
(i) "(...)
sua derivada 2/x + 1/x² (...)"
(ii) "(...)
seu gráfico passa pelo ponto P=(1, 2) (...)"
Como eu já falei antes, você deve rever o texto do exercício.
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por beel » Ter Nov 22, 2011 15:04
O problema é que as alternativas pra resposta, todas contem e
1)2+ 1/e
2) 2-1/e
3)2 - 5/e
4)5 + 1/e
5)5 -1/e
e minha resposta deu 2
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por LuizAquino » Ter Nov 22, 2011 15:25
beel escreveu:O problema é que as alternativas pra resposta, todas contem e
1)2+ 1/e
2) 2-1/e
3)2 - 5/e
4)5 + 1/e
5)5 -1/e
e minha resposta deu 2
Como eu já falei antes,
você deve rever o texto do exercício.
Muito provavelmente houve um erro de digitação. O texto correto deveria ser algo como:
"
A função y(x) tem como sua derivada 2/x + 1/x² e seu gráfico passa pelo ponto P=(1,2). Sendo assim, quanto seria y(e)?"
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por beel » Ter Nov 22, 2011 15:55
O enunciado do problema diz exatamente o seguinte:
"Considere a função y(x) cuja derivada é 2/x + 1/x² e cujo grafico passa pelo ponto P=(1,2).Então o valor de y(1) é igual a:"
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por LuizAquino » Ter Nov 22, 2011 17:06
beel escreveu:O enunciado do problema diz exatamente o seguinte:
"Considere a função y(x) cuja derivada é 2/x + 1/x² e cujo grafico passa pelo ponto P=(1,2). Então o valor de y(1) é igual a:"
Considerando que as alternativas são aquelas que você enviou anteriormente, então o enunciado do exercício está errado.
Ou seja, houve um erro de digitação no local onde você encontrou esse exercício.
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por beel » Dom Nov 27, 2011 15:15
Realmente, agora concertaram o exercicio, a pergunta é qual é y(e)... a resposta seria 5 - 1/e?
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por LuizAquino » Dom Nov 27, 2011 19:05
beel escreveu:Realmente, agora concertaram o exercicio, a pergunta é qual é y(e)...
Pois é. Eu lhe avisei diversas vezes que o enunciado estava errado, mas você pareceu não acreditar.
beel escreveu:a resposta seria 5 - 1/e?
Sim.
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por beel » Dom Nov 27, 2011 19:28
no começo nao tinha entendi direito o que estava querendo dizer,porque tinha escrito o enunciado como estava direitinho, pensei que estava falando que eu tinha postado o enunciado errado, mas enfim...obrigada.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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