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[Geometria] Triângulo ABC

[Geometria] Triângulo ABC

Mensagempor Vininhuu » Sex Out 21, 2011 16:01

Eu precisava de ajuda nesse exercício:

"Seja \triangle{ABC} um triângulo. Mostre que:

a. Se P é um ponto interior de \triangle{ABC}, então\angle{ACB}<\angle{APB}.
b. Se P é um ponto interior de \triangle{ABC}, então AP+BP<AC+BC.
c. Se P é um ponto interior de \triangle{ABC}, então AP+BP+CP<AB+AC+BC. E se P for exterior a \triangle{ABC}?"

Eu consegui resolver o item a., mas não estou conseguindo resolver os outros...
É que eu precisava entregar a resposta desse exercício no domingo, dia 23/10/2011, mas não estou conseguindo resolver os itens b. e c.
Eu estava pensando em tentar usar o Teorema de Pitágoras, ou alguma coisa assim, mas não consegui encontrar uma jeito de encaixar a soma dos lados no teorema.
Daí eu pensei em tentar provar por absurdo, primeiro mostrando que AP + BP = AC + BC não é possível, que eu conseguiria provar, porém, eu também tenho que mostrar que AP + BP > AC + BC não é possível. Coisa que não estou conseguindo fazer :S

Alguém poderia me ajudar, por favor ?
Agradeço !
Vininhuu
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Re: [Geometria] Triângulo ABC

Mensagempor Vininhuu » Sáb Out 22, 2011 17:07

Vou postar aqui a resolução que eu encontrei do item a.

Usando a imagem abaixo para a melhor visualização da resposta,

Triângulo ABC.JPG
Triângulo ABC.JPG (4.69 KiB) Exibido 2689 vezes


temos que:

A\hat{B}C + C\hat{A}B + A\hat{C}B = 180^{\circ}
A\hat{B}P + P\hat{A}B + A\hat{P}B = 180^{\circ}  \rightarrow A\hat{P}B = 180^{\circ} - A\hat{B}P - P\hat{A}B

O ponto P é interno, então P\hat{A}B < C\hat{A}B e A\hat{B}P < A\hat{B}C
C\hat{A}B = P\hat{A}B + C\hat{A}P
A\hat{B}C = A\hat{B}P + P\hat{B}C

A\hat{B}C + C\hat{A}B + A\hat{C}B = 180^{\circ}
A\hat{B}P + P\hat{B}C + P\hat{A}B + C\hat{A}P + A\hat{C}B = 180^{\circ}
A\hat{C}B = 180^{\circ} - A\hat{B}P - P\hat{A}C - P\hat{C}B - C\hat{A}P
A\hat{C}B = A\hat{P}B - P\hat{B}C - C\hat{A}P

Mostrando que A\hat{P}B > A\hat{C}B.


Não sei se isso pode ajudar na resolução dos itens b. e c., mas espero que sim !

Muito obrigado por ao menos lerem :)
Vininhuu
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Re: [Geometria] Triângulo ABC

Mensagempor dianabarreto » Sáb Out 22, 2011 20:34

olá vininhu. Também sou do PIC e estou com problemas em resolver a parte 2 da letra c. A letra b se resume ao problema 16, do capítulo 6 do livro do Dmitri Fomin, que você deve ter recebido como material de auxilio pra estudos. vou postar aqui a solução simplificada:

Nesse mesmo triângulo que você desenhou, prolongue o seguimento AP até o lado BC num ponto D. Agora você irá analisar duas desigualdades:
AC + CD > AD e PD + DB  > PB. Some ambas e terá: AC + DC + PD + DB > AD + PB.

observe que CD + DB = BC, entao vc terá: AC + BC + PD + > AD + PB. Subtraia PD de cada lado da desigualdade, ficando então com AC + BC > AP + BP
c.q.d.

na letra c, você pode dizer que, com uma analise análoga a que foi feita no item b, tem que: AC + AB > BP + CP e AB + BC > AP + CP. Você soma as três desigualdades e obtêm que 2AC + 2BC + 2AB > 2AP + 2BP + 2CP. Aí é só dividir por dois e está provada a proposiçao. Entretanto não consegui mostrar isso para o ponto P exterior a \triangle ABC.

Espero que com o que tenha dito você consiga resolvê-la e postar aqui, já que também preciso. [rs]
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Re: [Geometria] Triângulo ABC

Mensagempor Vininhuu » Dom Out 23, 2011 20:50

Diana, me desculpe, mas tentei de todo jeito reponder o resto do item c), mas não consegui :x

Eu inscrevi o \triangle{ABC} em uma circunferência para ver no que dava, tentei usar o Teorema de Pitágoras, tentei encontrar a área dos triângulos encontrados na imagem, mas não encontrei de jeito nenhum );

Triângulo ABC + Ponto P exterior.JPG
Triângulo ABC + Ponto P exterior.JPG (7.05 KiB) Exibido 2660 vezes


Lhe agradeço muito por ter me ajudado nos itens b) e c), mas infelizmente, não pude te ajudar...


Mas, me passe seu msn para nós nos ajudarmos nas tarefas !

Vou conversar com meu P.O. sobre as tarefas do fórum, estão muito difíceis, e nenhuma das tarefas eu consegui responder sem a ajuda de alguém...
Eu só estava tendo a ajuda da minha professora da escola(que não é uma grande ajuda, rs), do meu P.O. (que não conseguiu me ajudar na tarefa 03), e do meu parceiro de encontros presenciais(que também tem um pouco de dificuldade para as respostas das tarefas).
Eu nem tento mais pedir ajuda para os meus colegas de fórum, pois os que conseguem responder são egoístas demais para me darem ao menos uma dica de como devo me posicionar perante ao exercício...
É difícil encontrar um alguém bondoso como você.

Agradeço-te novamente !

Meu msn: vini_demiciano_orsolon@hotmail.com
Vininhuu
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Re: [Geometria] Triângulo ABC

Mensagempor dianabarreto » Dom Out 23, 2011 20:57

já te adicionei...
esperando aceitação XD dianabarreto@live.com
dianabarreto
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?