por Aliocha Karamazov » Qui Set 15, 2011 21:01
Caros, quero fazer esse exercício, mas não tive nenhuma ideia para iniciar. Gostaria de receber alguma dica para poder encaminhar minha resolução. O exercício é esse:
Mostre, usando o teorema do confronto, que, se

->0, então,

Conclua então que, se

->0, então

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por MarceloFantini » Sex Set 16, 2011 00:46
Note que podemos afirmar que

. Aplicando o teorema do confronto, o limite da esquerda vai para zero, o limite da direita vai para zero, e portanto o limite

.
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por Aliocha Karamazov » Sex Set 16, 2011 00:51
MarceloFantini escreveu:Note que podemos afirmar que

. Aplicando o teorema do confronto, o limite da esquerda vai para zero, o limite da direita vai para zero, e portanto o limite

.
Por que podemos afirmar que

?
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por MarceloFantini » Sex Set 16, 2011 01:04
Pois

é não decrescente, e o único intervalo onde isto poderia dar problema é

.
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por Aliocha Karamazov » Sex Set 16, 2011 01:42
Desculpe, Marcelo, mas será que você poderia detalhar um pouco mais seu raciocínio? Ainda não entendi por que

.
O que podemos afirmar sobre

é que essa sequência tende a zero, quando n tende ao infinito. Mas como isso implica que seu módulo é sempre maior que o módulo de

? Isso vem de alguma prova geométrica?
Tendo outra dúvida. Consegui provar de outra maneira:
Utilizando essa desigualdade, que pode ser demonstrada geometricamente:

Escrevendo em função de

:

Multiplicando tudo por

:

Mas,

E, pelo teorema do confronto, se

Agora que vem minha dúvida. Para essa demonstração, eu utilizei

(já tomando isso com verdadeiro). E, para mostrar que

(que é a outra parte do exercício), é preciso utilizar

->0

.
Ou seja, para demonstrar a propriedade A, usa-se a propriedade B; e, para demonstar B, usa-se A. Pode fazer isso? Supondo que B fosse falsa, se B implica A, como saber que A também não é falsa?
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por MarceloFantini » Sex Set 16, 2011 16:56
Esta é uma relação que vale para qualquer x real, em particular para a sequência que você está trabalhando. Não sei a demonstração.
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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