por vinik1 » Dom Ago 28, 2011 13:57
Alguem me dê uma luz..
Estou começando a aprender derivadas, e travei nisso! tenho que usar log neperiano? quebrei a cabeça mas nao resolvi!
como saio disso?

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vinik1
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por LuizAquino » Dom Ago 28, 2011 14:10
Você tem o limite:

Veja que isso é o mesmo o que:

Como x é constante em relação a esse limite (que está na variável h), temos que:

Agora para resolver esse limite, faça a substituição

.
A estratégia depois disso é fazer aparecer o limite fundamental

.
Se desejar ver um exercício que usa esse mesmo tipo de substituição, então veja o Exemplo 4 da
vídeo-aula "08. Cálculo I - Limites Exponenciais".
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LuizAquino
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por vinik1 » Dom Ago 28, 2011 14:20
me desculpe, mas não intendi.. (N)
O que seria aparecer o "limite fundamental"?
Vou assistir a aula e ver se consigo entender
Joguei esse calculo no Microsoft Mathematics, e a saida foi e^x
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vinik1
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por LuizAquino » Dom Ago 28, 2011 14:30
vinik1 escreveu:me desculpe, mas não intendi.. (N)
O que seria aparecer o "limite fundamental"?
Seria desenvolver algebricamente o limite de modo a fazer aparecer o limite fundamental desejado.
vinik1 escreveu:Vou assistir a aula e ver se consigo entender
Com certeza a vídeo-aula pode lhe ajudar a entender a ideia.
vinik1 escreveu:Joguei esse calculo no Microsoft Mathematics, e a saida foi e^x
Sim, temos que:

Note que com as informações dadas anteriormente, você deve obter que:

Além disso, eu prefiro usar um
Programa Livre como o
SAGE do que um programa proprietário como esse que você citou.
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por vinik1 » Dom Ago 28, 2011 15:07
Note que com as informações dadas anteriormente, você deve obter que:

como?
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vinik1
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por LuizAquino » Dom Ago 28, 2011 22:46
vinik1 escreveu:como?
Você assistiu a vídeo-aula? Como disse acima, no Exemplo 4 dessa vídeo-aula é feito uma substituição como a que você precisa nesse exercício.
No caso, você tem o limite:

Fazendo

, temos que

. Além disso, quando

temos que

. Desse modo, podemos reescrever o limite como:

Mas, isso é o mesmo que:

Usando as propriedades de logaritmo, podemos escrever que:

Entretanto, esse limite é o mesmo que:

No numerador temos o limite de uma constante, o que resulta na própria constante. Já no denominador, como a função logaritmo natural é contínua em todos os pontos de seu domínio, podemos "retirá-la" do limite. Sendo assim, ficamos com:

Agora basta lembrar do limite fundamental citado na mensagem anterior.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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