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Arranjo com elementos duplicados

Arranjo com elementos duplicados

Mensagempor lyviston » Sáb Mar 07, 2009 01:41

Olá pessoal

estou tendo dificuldade em calcular as possibilidade de forma uma centena de acordo um conjuto de elementos

exemplo:

elementos 1,2,3,4
tentei assim \frac{p!}{(p-k)!}
sendo p= numero de elementos = 4
k = 3

\frac{4!}{(4-3)!} = 24

ate ai funcionou mais agora não da certo com os elementos 1,1,2,3 ou seja quando teve a repetição de um elemento ( 1 )

sei q o resultado teria q ser 12 gostaria de saber o caminho para se chegar a esse resultado sendo q tenho q fazer uma forma q ele aceite aumentar o numero de elementos e tbm de repetições

obrigado
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Re: Arranjo com elementos duplicados

Mensagempor lyviston » Sáb Mar 07, 2009 13:03

ja tentei dividir o resultato pelo fatorial de repetições o q deu certo com 1,1,2,3 mas quando aumento o numero de elementos exemplo 1,1,2,3,4 não da certo

60/2! = 30 sendo q o certo seria 33

tbm vou ter q testar depois ele da seguinte forma 1,1,1,2,3 = 13 e 1,1,2,2,3 q da 18

obrigado
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Re: Arranjo com elementos duplicados

Mensagempor Molina » Sáb Mar 07, 2009 13:42

Boa Tarde, Lyviston.

Permutações com repetições podem ser escritas da seguinte forma:

{P}^{a,b,c}_{n}=\frac{n!}{a!b!c!}

Onde n é o número de elementos do conjunto e a, b, c... são quantas vezes um certo elemento se repete dentro desse conjunto.

No caso de 1,1,2,34 elementos e o número 1 se repete 2 vezes, sendo assim n=4 e a=2, logo:

{P}^{a,b,c}_{n}=\frac{n!}{a!b!c!}\Rightarrow \frac{4!}{2!} \Rightarrow \frac{4.3.2!}{2!}\Rightarrow 12

Faça os outros dessa forma que dará certo.

Bom estudo. :y:
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Re: Arranjo com elementos duplicados

Mensagempor lyviston » Sáb Mar 07, 2009 16:14

Boa tarde Diego

Seguindo essa logica tendo como elementos 1,1,2,2,3 da errado

\frac{n!}{a!b!} \Rightarrow \frac{5!}{2!2!} \Rightarrow \frac{120}{4} \Rightarrow 30

sendo que o certo seria 18

Obrigado.
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Re: Arranjo com elementos duplicados

Mensagempor Molina » Seg Mar 09, 2009 23:32

Boa noite, Lyviston.

Você tem absoluta certeza que 18 é o resultado? Pergunto isso porque pelas duas fórmulas que existem para isso, o resultado dá 30. Ou estamos pensando em alguma coisa errada ou seu gabarito pode estar errado.

Sem utilizar a fórmula que já descrevi a cima, tem também outra maneira:

Com os elementos 1,1,2,2,3, temos:

* dois 1
* dois 2
* um 3

Podemos descrever então:
{C}_{5,2}*{C}_{3,2}*{C}_{1,1}
10*3*1=30

Coloque aqui suas idéias.

Abraços e bom estudo! :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?