Tem um exrcício aki numa das minhas listas que pede para eu verificar que as equações dadas são de uma circunferência, achar o centro e o raio.
Eu sei que pra uma eq. representar uma circunferência ele deve se encaixar em três condições: os coeficientes de
e de
devem existir e devem ser iguais; não pode existir coeficiente para
e
deve ser maior que 0. Na equação
eu achei ocentro (coeficiente de x
e coeficiente de
) mas não sei como achar o raio.Eu tenho que passar essa equação para a forma reduzida? Eu não lebro se aprendi a fazer isso no ensino médio. Como posso demonstrar que essa eq. representa uma circunferência?
Na eq.
não tem nem termo independente, como se acha o raio disso?MUITO obrigada desde já a quem puder me ajudar!!!
Grande beijo!



![\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}} \frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}](/latexrender/pictures/981987c7bcdf9f8f498ca4605785636a.png)
e elevar ao quadrado os dois lados)