por jamiel » Qua Mai 25, 2011 14:27
Os biólogos observaram que a taxa de canto dos grilos em uma certa espécie aparentemente
está relacionada com a temperatura. A tabela a seguir mostra as taxas de canto para várias temperaturas.
T(Fº) |50 |55 |60 |65 |70
Taxa |16 |41 |79 |102 |135
a)Faça um gráfico e identifique o modelo que melhor se ajusta aos dados.
b)Encontre uma equação que representa o modelo.
c)IUse o modelo encontrado para estimar a taxa de canto a 100º
O gráfico está no arquivo em JPG anexado ao post.
O modelo, a primeira olhada, é uma função do tipo y = ax + b, até aí, tudo bem. Mas o problema é q não estou conseguindo encontrar uma equação q englobe todos os períodos do gráfico. Já tentei equação da reta e tudo mais, mas não tow conseguindo. Se eu fizer um sistema por período, até consigo, mas apenas para os valores deste período. Como seria essa equação, como é pedido no enunciado na letra "b)"?
Alguém para dar uma dica?
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jamiel
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por demolot » Qua Mai 25, 2011 16:25
Como nao pede analiticamente, voce poderia por esses valores na calculadora e ela dava-lhe e equaçao da recta muito rapido, mas ha a maneira analítica de fazer,
tomando como x a Temperatura e y a Taxa
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por jamiel » Qua Mai 25, 2011 18:23
Pois, é. Como eu disse antes, eu fiz a equação da reta, 119/20, mas fica impreciso, não tem como eu fazer uma função "geral" para todo o gráfico. Alguns valores batem, mas aproximados, não certinho. Agora, seu fizer por período, sim, aí dá certo. É isso q está me deixando com a pulga atr ás da orelha!
vlw ...
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por MarceloFantini » Qua Mai 25, 2011 23:40
identifique o modelo que melhor se ajusta aos dados
Isso não quer dizer "encontre uma curva que passe por todos os pontos". É possível, mas não quer dizer que é a melhor curva. Prosseguir com a sua idéia de manter uma reta é o caminho a se tomar, mas não se preocupe se nem todos os pontos estiverem nela: o importante é que o desvio da reta em relação a esses pontos seja pequeno.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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