• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

razões equivalentes, me ajudem!

razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Dom Mai 08, 2011 14:02

olá pessoal alguém aí pode me ajudar a encontrar uma escala? É o seguinte...(escala é a razão entre a medida de um comprimento no desenho e a medida corespondente ao comprimento real, consederados na mesma unidade).
eu tenho um triângulo isóles cujo lado mede 3cm, então gostaria de saber em que escala ele está, mas também quero explicado passoa a passo para saber como se chegou a determinada escala.
zig
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Fev 18, 2011 18:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor Molina » Dom Mai 08, 2011 18:14

Boa noite, Zig.

Podemos debater este assunto. Não sei onde você quer chegar, mas vou tentar explicar o que eu acho ser a sua dúvida. Caso não seja, aguardo sua resposta com novas dúvidas, ok?

Sempre quando vou explicar semelhança de triângulo, passo exemplos que os alunos conseguem ver. Por exemplo: Um homem de 1,80m está ao lado de uma janela retangular, de lados 2m x 1m, que é fotografada de tal forma que a fotografia diminua a imagem original 50 vezes. Isso significa que qualquer elemento contido nesta fotografia será 50 vezes menor do que o original. Logo, ao medir os elementos homem e janela na fotografia vamos encontrar os valores: homem: 3,6cm e janela: 4cm x 2cm. Neste exemplo o nosso escalar foi \frac{1}{50}, pois todos os elementos foram multiplicados por \frac{1}{50} (equivalentemente dizer que foi dividido por 50).

Um exemplo parecido pode ser dado através do microscópio, onde, agora as imagens pequenas são aumentadas x vezes (dependendo do zoom do aparelho). Neste caso a imagem original será x vezes menos do que a imagem visualizada pelo microscópio.


Fico no aguardo de sua dúvida! :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Seg Mai 09, 2011 21:27

a dúvida é a seguinte:
estou estudando razões equivalentes, então a medida que tem no desenho deve ter um correspondente em tamanho real, trata-se de um triângulo equilátero cujos lados têm 3cm, a pergunta é. Qual é a escala deste desenho? A resposta foi a seguinte: 3/500 esta é a escala. A dúvida é como se chegou até essa resposta?
gostaria que me explicasse passo a passo, para poder entender.
zig
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Fev 18, 2011 18:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mai 10, 2011 00:22

A escala é o que você quiser. Se você resolver definir a escala como cada 3cm equivalerem a 50 km, você pode. Não está claro ainda.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: razões equivalentes, me ajudem!

Mensagempor zig » Ter Mai 10, 2011 08:39

vou por um contexto. é o seguinte:
em um determinado exercício, dizemos que a escala é a razão entre a medida de um comprimento no desenho e a medida correspondente ao comprimento real.
em seguida vem um desenho, (Um quadrado), cuja escala é de 1:100, por que cada segmento de 1cm equivale a 100cm, que corresponde a 1m, visto que o desenho tem lados com medida de 1m.
logo depois no mesmo exercício tem um retângulo, cuja base tem 4m e altura tem 1m, para dizermos qual é a escala, essa no entanto é de 1:80, para chegar a essa escala calculei o perímetro e achei uma fraçãode 10/8, multipliquei por um escala de 1/100, simplifiquei e achei a escala de 1/80.
então é que vem o outro desenho, um triângulo com três lados de 3cm para dizermos qual é a escala, a resposta é de 3:500, mas quero saber como se chegou até aí.
zig
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Fev 18, 2011 18:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Sistemas de Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D