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simplificação

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Mensagempor jose henrique » Qui Fev 17, 2011 18:48

\frac{\sqrt[]{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}}{x-3} =x+5 , para todo x \leq-3 ou x>3

eu posso \frac{\left|x-9 \right|\left|x+25 \right|}{x-3}=x+5 \Rightarrow fazer isso.


na verdade eu não estou entendo esta questão do x elevado ao quadrado dentro de uma raiz, eu sei que não posso simplificar simplesmente colocando como resposta o x visto que ele está elevado ao quadrado, mas quando tem uma expressão desse jeito o que devo fazer.
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Re: simplificação

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 20:40

jose henrique escreveu:\frac{\sqrt{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}}{x-3} =x+5 , para todo x \leq -3 ou x>3

\frac{\left|x-9 \right|\left|x+25 \right|}{x-3}=x+5 , eu posso fazer isso?

Não.

Se o objetivo for determinar o valor de x, então o correto é fazer:
\sqrt{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)} = (x-3)(x+5)

Elevar ambos os membros ao quadrado:
\left(\sqrt{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}\right)^2 = \left[(x-3)(x+5)\right]^2

Como a quetão diz que x \leq -3 ou x>3, então o valor dentro da raiz que aparece no primeiro membro é necessariamante positivo. Portanto, podemos fazer a simplificação:
({x}^{2}-9)({x}^{2}+25) = \left[(x-3)(x+5)\right]^2

Lembrando do produto notável a^2 - b^2 = (a-b)(a+b), podemos fazer:
(x-3)(x+3)(x^2+25) = (x-3)^2(x+5)^2

Como x é diferente de 3 (já que x>3), então podemos dividir toda a equação por (x-3). Além disso, temos o produto notável (a+b)^2=a^2 + 2ab + b^2:

(x+3)(x^2+25) = (x-3)(x^2+10x+25)

Agora, desenvolva essa equação para obter uma equação do 2º grau. A partir daí aplique a fórmula de Bháskara para achar as soluções.
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Re: simplificação

Mensagempor jose henrique » Qui Fev 17, 2011 21:26

quando vc afirma que o valor dentro raiz no primeiro membro é necessáriamente positivo é levando em conta que x>3. caso fosse somente x<-3 teria solução a equação
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Re: simplificação

Mensagempor jose henrique » Qui Fev 17, 2011 21:52

caso eu queira simplificar a seguinte expressão \frac{\sqrt[]{\left({x}^{2}-9 \right)\left({x}^{2}+25 \right)}}{x-3}
eu poderia elevar tanto o numerador quanto o denominador ao quadrado e para eu começar a simplificar.
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Re: simplificação

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 22:08

jose henrique escreveu:quando vc afirma que o valor dentro raiz no primeiro membro é necessariamente positivo é levando em conta que x>3. caso fosse somente x<-3 teria solução a equação?


Sim. Faça um teste. Coloque, por exemplo, -4 (que é menor do que -3) na expressão com a raiz:

\sqrt{[(-4)^2-9 ][(-4)^{2}+25]} = \sqrt{7\cdot 41} = \sqrt{287}

Note que o valor dentro da raiz foi positivo.

jose henrique escreveu:caso eu queira simplificar a seguinte expressão \frac{\sqrt{\left({x}^{2}-9 \right)\left({x}^{2}+25 \right)}}{x-3}
eu poderia elevar tanto o numerador quanto o denominador ao quadrado e para eu começar a simplificar.

Não.

Se você tem apenas uma fração e eleva o numerador e o denominador ao quadrado, então você altera a fração. Por exemplo, \frac{2}{5} é diferente \frac{4}{25}. Basta efetuar a divisão que você irá encontrar \frac{2}{5} = 0,4 e \frac{4}{25} = 0,16.

Por outro lado, se você tem uma equação, então pode elevar ambos os membros da mesma ao quadrado e ela não se altera. Por exemplo, x+1=2 e (x+1)^2=4 ambas tem solução x=1.

Para ser mais exato, na segunda equação também poderíamos encontrar x=-3, mas isso não importa, pois perceba que tanto a primeira quanto a segunda equação tem uma solução em comum que é x=1.
Editado pela última vez por LuizAquino em Qui Fev 17, 2011 22:20, em um total de 1 vez.
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Re: simplificação

Mensagempor jose henrique » Qui Fev 17, 2011 22:17

como eu poderia simplificar então
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Re: simplificação

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 22:25

jose henrique escreveu:como eu poderia simplificar então


Não dá para fazer muita coisa nesse caso.

Uma simplificação poderia ser:
\frac{\sqrt{\left({x}^{2}-9 \right)\left({x}^{2}+25 \right)}}{x-3} = \frac{\sqrt{\left(x-3 \right)(x+3)\left({x}^{2}+25 \right)}}{\sqrt{(x-3)^2}}

=\sqrt{\frac{\left({x}+3\right)\left({x}^{2}+25 \right)}{x-3}}.
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Re: simplificação

Mensagempor jose henrique » Qui Fev 17, 2011 22:42

só não entendi por que vc colocou o denominador dentro de uma raiz, uma vez que ele não estava
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Re: simplificação

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 22:52

jose henrique escreveu:só não entendi por que vc colocou o denominador dentro de uma raiz, uma vez que ele não estava

Porque se temos \frac{\sqrt{x-3}}{x-3} não podemos simplificar (x-3) com (x-3), pois um está dentro e ou outro está fora da raiz. Por outro lado, se fazemos \frac{\sqrt{x-3}}{\sqrt{(x-3)^2}} aí podemos efetuar a simplificação já que teremos algo como \sqrt{\frac{x-3}{(x-3)^2}} = \sqrt{\frac{1}{x-3}}.
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Re: simplificação

Mensagempor jose henrique » Qui Fev 17, 2011 23:06

me desculpa perguntar, mas em qual regra eu posso me basear para resolver este tipo de questões, pois irei até procurar, pois com a sua resolução eu entendi o porquê da raiz do denominador, mas não compreendi como posso fazer isso sem afetar alguma regra.
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Re: simplificação

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 23:31

jose henrique escreveu:me desculpa perguntar, mas em qual regra eu posso me basear para resolver este tipo de questões, pois irei até procurar, pois com a sua resolução eu entendi o porquê da raiz do denominador, mas não compreendi como posso fazer isso sem afetar alguma regra.


Para executar os passos de simplificação sem quebrar as "regras", primeiro você precisa conhecer todas as "regras", pois só assim saberá se está ou não quebrando alguma.

Para isso, você precisa começar a estudar as propriedades de potência, a estudar as propriedades de radiciação, a estudar os produtos notáveis e a estudar fatoração. Isto é, o que não falta é assunto para você estudar! :-D
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.