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PREÇO DE COMPRA E VENDA

PREÇO DE COMPRA E VENDA

Mensagempor dinhufischer » Seg Jan 31, 2011 22:04

Turma,

Estou com duvida numa questão matemática e não consegui de forma alguma entender ela, o gabarito comentado não ajudou muito, dai vou por a questão e como tem no gabarito comentado e peço gentilmente que alguem consiga me fazer entender essa questão.

(PRF) Dois carros foram vendidos por preços iguais. Um, com lucro de 30% sobre o preço de compra, e outro,com prejuizo de 205 sobre o preço de compra. Podemos afirmar que houve, em relação ao capital investido:

a) lucro de 10%
b) Lucro de 5%
c) Lucro de 1%
d) prejuizo
e) nem lucro nem prejuizo.

Gabarito resumidamente comentado:

Pv1 = 1,3 pc1
PV2 = 0,8pc2

pc1/pc2 = 8/13 ---> pc1/8= pc2/13 = pc1+pc2/21
Até aqui eu entendi, mas a duvida surge aqui:

Pc1 + pc2 = 2100 (aonde ele foi achar isso?)

dai ele termina a questão falando:
Logo, pc1 = 800 e pc2 = 1300
pv1 = 800x0,3 = 240
pv2 = 1300x0,2 = 260 -

PREJUIZO LETRA D

Ps. para quem ler essa minha duvida fique sabendo que são as apostilas da DEGRAU CULTURAL, de baixissima seriedade essa empresa, poe as questoes erradas e nem tentam corrigir o erro no que poderiam usar o site para isso, recomendo não comprar apostilas da DEGRAU CULTURAL.
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Re: PREÇO DE COMPRA E VENDA

Mensagempor Rogerio Murcila » Qui Fev 03, 2011 22:54

Vamos lá,

2100 é a soma de 800 + 1300 = PC1 + PC2

Resumindo:
- Carro 1 deu lucro de 240
- Carro 2 deu prejuízo de 260

Logo a somatória é -20 em relação ao investimento, ou seja, prejuízo.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?