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Última mensagem por Janayna
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Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por DanielFerreira » Qui Jul 30, 2009 17:50
Às 12h, o ponteiro das horas e o dos minutos formam um arco de 0°, isto é, os ponteiros estão sobrepostos. A que horas isso volta a acontecer quando o ponteiro das horas estiver entre 1 e 2?
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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DanielFerreira
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por Felipe Schucman » Qui Jul 30, 2009 18:45
Enquanto o ponteiro dos minutos se move, o ponteiro das horas se move juntamente porém em um proporção menor a proporção de apenas um hora...no caso a proporção seria 360º(minutos)/30ºhora = 12, o ponteiro dos minutos se move 12 vezes mais rapido que o das horas, então,
Se o ponteiros dos minutos começa no 0 e o ponteiro e o ponteiro das horas começa no 1 então ---> 12x-30 = x---> x= 2,7272727272727272727272727272727º como cada grau é equivalente a 2 minutos então, os ponteiros se encontraram a 1 hora e 5,4545454545454545454545454545455 minutos aproximadamente......
Não tenho certeza da resposta mais acho que é isso....
Um abraço!
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por Elcioschin » Sáb Ago 01, 2009 13:02
Vm = velocidade do ponteiro dos minutos ----> Vm = 360°/60 min ---> Vm = 6°/min
Vh = velocidade do ponteiro das horas ----> Vh = Vm/12 ----> Vh = 0,5°/min
Às 13 horas (ou 1 hora da manhã) o ponteiro dos minutos está sobre o 12 e o das horas sobre o 1.
O ângulo entre os dois, neste instante vale 30° (360°/12)
Após um tempo t os dois estão juntos. No instante do encontro:
a) O ponteiro das horas percorreu um ângulo Ah = Vh*t ----> Ah = 0,5*t
b) O ponteiro dos minutos percorreu um ângulo Am = Vm*t -----> Am = 6*t
Am = Ah + 30° ----> 6*t = 0,5*t + 30° ----> 5,5*t = 30° -----> (11/2)*t = 30° -----> t = 60/11 min
t = (55 + 5)/11 ----> t = 5 + 5/11 min ----> t = 5 min + 5*60/11 s ----> t = 5 min + 300/11 s
t = 5 min + (297 + 3)/11 s ----> t = 5 min 27 s + 3/11 s ----> Resposta exata
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Elcioschin
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Lógica
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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