Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por junior_gyn » Seg Mai 09, 2011 00:45
por favor me ajude!
em um ponto de ônibus, perto de sua casa, dona Maria pode pegar o transporte utilizando se de duas linhas de ônius para ir ao trabalho. Os ônibus de uma linha passam de 25 em 25 min e os da outra de 40 em 40 min, e às 7h10min da manhã os ônibus das duas linhas passam juntos. Então, entre 7h da manhã e meia noite de um mesmo dia, o numero de vezes que os ônibus das duas linhas irão passar juntos no ponto é iguala:
a)3
b)4
c)5
d)6
por favor! mande pra mim a resolução
-
junior_gyn
- Usuário Ativo

-
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por carlosalesouza » Seg Mai 09, 2011 09:14
Pedir pra mandar a resolução é feio... aparenta preguiça... rs
Aqui costumamos pedir ajuda e receber... mas, o objetivo do fórum é aprender as propriedades necessárias para conseguir resolver o problema...
Neste caso, observe o seguinte... dois eventos (passagem de ônibus), ocorrem simultaneamente a um determinado horário (7h10) e se repetem, depois disso, em intervalos distintos (25 e 40min)...
Lembrando o conceito de multiplicação, podemos dizer que é o somatório de um mesmo número que se repete um certo tanto de vezes...
Ou seja, se o ônibus passa a cada 25 minutos, digamos que ele passe pela primeira vez num momento zero, cada horário que ele passar depois disso será múltiplo de 25... 0min, 25min, 50min, 75min... podemos, é claro converter esse tempo em horas, mas não é necessario, neste caso...
Assim, da mesma forma, o ônibus que passa a cada 40 minutos, passará em tempos que serão múltiplos de 40...
E ambos passarão ao mesmo tempo em momentos que serão tanto múltiplo de 25 quanto de 40, ou seja, em múltiplos comuns...
Partindo de um momento zero, onde ambos passam simultaneamente, como às 7h10, no exercicio, a primeira vez que isso se repetirá novamente será o menor múltiplo que 25 e 40 têm em comum, ou seja, o Mínimo Múltiplo Comum (MMC)... rs
Conhecendo o MMC, basta saber quantas vezes esse valor cabe no intervalo desejado, das 7h à meia noite...
Entretanto, como a primeira vez em que ocorrem juntos é às 7h10, podemos (ou melhor, devemos) usar esse horário como ponto zero... assim, sendo

o intervalo entre o começo e o final do experimento:

Onde

representa o tempo final (meia noite) e

o tempo inicial (7h10)
Converta o resultado em minutos e divida pelo MMC, em minutos, dos intervalos de passagem dos dois ônibus...
Assim, você encontrará a resposta deste desafio... rs
Um abraço
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
-
carlosalesouza
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática -LIC
- Andamento: cursando
Voltar para Desafios Médios
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Um ônibus...
por magaleao » Dom Dez 20, 2009 12:10
- 1 Respostas
- 1975 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Seg Dez 21, 2009 18:17
Desafios Médios
-
- ônibus e a ponte.
por zenildo » Ter Jul 14, 2015 19:47
- 1 Respostas
- 2043 Exibições
- Última mensagem por nakagumahissao

Qua Jul 15, 2015 10:23
Lógica
-
- problema de pessoas no onibus
por hevhoram » Seg Mai 14, 2012 12:37
- 3 Respostas
- 2680 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Ter Mai 22, 2012 22:44
Álgebra Elementar
-
- [Lógica] Ônibus Lotado
por CJunior » Seg Out 06, 2014 15:52
- 3 Respostas
- 2024 Exibições
- Última mensagem por paulo testoni

Sáb Nov 01, 2014 16:35
Lógica
-
- Análise combinatória - Lugares ônibus
por rafapla » Seg Out 19, 2015 23:23
- 1 Respostas
- 7281 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sáb Out 31, 2015 20:21
Análise Combinatória
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?