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Inequação Modular

Inequação Modular

Mensagempor SauloRJ » Ter Mai 27, 2014 14:25

Boa Tarde amigos do fórum!
Estou com dúvida na seguinte questão:
(UF.GO) O conjunto-solução da inequação \left|\frac{2x+4}{x-2} \right|\leq0 é:
a) {x ? ? : x = -2}
b) {x ? ? : x ? 2}
c) {x ? ? : x = 2}
d) {x ? ? : -2< x ?2}
e) {x ? ? : x< -2 ou x >2}

Resolvi assim:
2x+4 ? 0
2x+4 =0
2x=-4
Imagem
x=-2
x-2 < 0
x-2 = 0
x=2
Imagem
Estudo dos snais:
Imagem
S={x ? ? : -2? x <2}

Mas a resposta do gabarito é letra A, alguém poderia me explicar como chegar neste resultado?
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Re: Inequação Modular

Mensagempor SauloRJ » Qua Jun 04, 2014 13:47

SauloRJ escreveu:Boa Tarde amigos do fórum!
Estou com dúvida na seguinte questão:
(UF.GO) O conjunto-solução da inequação \left|\frac{2x+4}{x-2} \right|\leq0 é:
a) {x ? ? : x = -2}
b) {x ? ? : x ? 2}
c) {x ? ? : x = 2}
d) {x ? ? : -2< x ?2}
e) {x ? ? : x< -2 ou x >2}

Resolvi assim:
2x+4 ? 0
2x+4 =0
2x=-4
Imagem
x=-2
x-2 < 0
x-2 = 0
x=2
Imagem
Estudo dos snais:
Imagem
S={x ? ? : -2? x <2}

Mas a resposta do gabarito é letra A, alguém poderia me explicar como chegar neste resultado?


Poxa, ninguém...
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Re: Inequação Modular

Mensagempor e8group » Qua Jun 04, 2014 15:25

Dica:

Módulo de qualquer número real é não negativo ,isto é , para qualquer número real x tem-se |x| \geq 0 .

Pois bem , admita que S= conjunto dos números reais x para o qual a desigualdade fornecida por você é verdadeira . Suponha S não vazio . Da suposição , existe x em S tal que | \frac{2x+4}{x-2}| \leq 0 (1) .

Note que x \in \mathbb{R} , então 2x+4 ,x -2 \in \mathbb{R} e portanto \frac{2x+4}{x-2} também é um número real o que nos garanti que | \frac{2x+4}{x-2}| \geq 0    (2) .

Combinando (1) e (2) ,resulta


| \frac{2x+4}{x-2}| = 0 .

Consegue avançar ?
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Re: Inequação Modular

Mensagempor SauloRJ » Qua Jun 04, 2014 19:52

santhiago escreveu:Dica:

Módulo de qualquer número real é não negativo ,isto é , para qualquer número real x tem-se |x| \geq 0 .

Pois bem , admita que S= conjunto dos números reais x para o qual a desigualdade fornecida por você é verdadeira . Suponha S não vazio . Da suposição , existe x em S tal que | \frac{2x+4}{x-2}| \leq 0 (1) .

Note que x \in \mathbb{R} , então 2x+4 ,x -2 \in \mathbb{R} e portanto \frac{2x+4}{x-2} também é um número real o que nos garanti que | \frac{2x+4}{x-2}| \geq 0    (2) .

Combinando (1) e (2) ,resulta


| \frac{2x+4}{x-2}| = 0 .

Consegue avançar ?



Continuo encontrando x=-2 e x=2, realmente não sei como chegar na resposta do gabarito que é x=-2!
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Re: Inequação Modular

Mensagempor e8group » Qua Jun 04, 2014 20:05

Note que x-2 \neq 0 (Caso contrário teríamos indeterminação ) .

Segue , |\frac{2x+4}{x-2}|= \frac{|2x+4|}{|x-2|} =  0 o que implica que |2x+4|= 0 o que implica que 2x+4=0 ...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?