por Bruhh » Qua Jun 02, 2010 19:00
Olá, boa tarde
Resolvi alguns exercícios porém, não consigo de forma alguma, resolve-los de forma correta. Alguém poderia me ajudar e ver o que estou fazendo de errado??
-Uma chapa metálica quadrada de lado x está se espandindo segundo a equação x= 2+t², onde a variável t representa o tempo.Determinar a taxa de variação da área desse quadrado no tempo t=2.
Bom pelo o que eu aprendi, eu teria que derivar a função e substituir 2 em t para obter a taxa de variação e como a área é igual ao lado² , ficaria assim:
x= 2+t²
x'=0+2t
x'=2t , com t=2
x'=4cm³/cm
Mas o que acontece é que a minha resposta me informa como resposta 48.Gente de onde eles tiraram esse número??!?-Um copo de limonada a uma temperatura de 40F está em uma sala com temperatura constante de 70F.Pode-se mostrar que se a temperatura da limonada atingir 52F em uma hora, então a temperatura T da limonada como função no tempo decorrido é modelada aproximadamente pela equação T=70-30.

, onde T está em graus F e t em horas.Qual a taxa de variação quando t=5
Bom aqui eu tentei resolver fazendo inicial - final dividido pelo tempo e pela derivação, mas acredito que a forma correta seja a derivação, então fiz assim:
T'=70-30.
.(-0,5)
T'=70-30.
.(-0,5)
T'=70-30.0,082084998.(-0,5)
T'=70-30.(-0,041042499)
T'=70+1,231274979
T'
-71,23A resposta correta é 1,23F/h .Por favor, alguém sabe me dizer o que estou fazendo errado??
Muito Obrigadaa

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Bruhh
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por Douglasm » Qua Jun 02, 2010 19:26
Olá Bruhh. Vamos ao primeiro problema:
1) Aqui o enunciado não é totalmente claro em minha opinião. A equação que ele dá é referente a dilatação linear da chapa, por conta disso e do fato da chapa ser quadrada, essa equação deve ser elevada ao quadrado para termos a dilatação superficial:

Agora sim derivamos:

Para t=2:

(isso se x estiver em centímetros e o tempo em segundos)
2) Este problema é basicamente igual ao primeiro. Para encontrar a taxa de variação, é só derivar a equação e substituir o valor (já adianto que seu erro foi somente esquecer que a derivada de 70, uma constante, é igual a zero.):


Para t=5:

Espero ter ajudado. Até a próxima.
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Douglasm
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por Bruhh » Sáb Jun 05, 2010 18:25
Muito obrigada, entendi tudo direitinho.
Obrigada

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Bruhh
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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