por alfabeta » Ter Fev 28, 2012 11:53
(Ufmg 2002) Na figura abaixo, a circunferência tem centro O e o seu raio tem a mesma medida do segmento BC. Sejam alfa a medida do ângulo AÔD e ’beta a medida do ângulo alfa e beta
nao consigo copiar e colar a figura...por favor me ajude.
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por MarceloFantini » Ter Fev 28, 2012 16:05
Alfabeta, embaixo da caixa de digitação procure uma pequena aba azul que diz "Adicionar um anexo". Você poderá anexar a figura e assim veremos o que o enunciado que dizer. Não se esqueça de completá-lo, pois ainda faltam dados e a pergunta.
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por alfabeta » Ter Fev 28, 2012 20:36
Obrigado pela ajuda!
Segue a questão:
(Ufmg) Na figura abaixo, a circunferência tem centro O e o seu raio tem a mesma medida do segmento BC. Sejam ? a medida do ângulo AÔD e ? a medida do ângulo ACD.
Ache ? em função de ?
a) ? = 5?/2 b) ? = 3 ? c) ? = 7 ? /2 d) ? = 2 ? e) ?= ?
Tentativa de resolução: primeiro, eu disse que o arco AD é igual a ?, que é o angulo central. ? é o angulo externo do triangulo AOB, portanto vale B mais OÂC. não sei como achar este último angulo.
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por LuizAquino » Qua Fev 29, 2012 13:12
alfabeta escreveu:(Ufmg) Na figura abaixo, a circunferência tem centro O e o seu raio tem a mesma medida do segmento BC. Sejam ? a medida do ângulo AÔD e ? a medida do ângulo ACD.
Ache ? em função de ?

- figura.png (9.44 KiB) Exibido 12553 vezes
alfabeta escreveu:Tentativa de resolução: primeiro, eu disse que o arco AD é igual a ?, que é o angulo central. ? é o angulo externo do triangulo AOB, portanto vale B mais OÂC. não sei como achar este último angulo.
Observe a figura abaixo.

- figura2.png (28.13 KiB) Exibido 12553 vezes
Foi informado que BC mede o mesmo que o raio. Isso significa que BC = OB. Sendo assim, o triângulo OBC é isósceles. Podemos então dizer que

.
Além disso, o triângulo AOB também é isósceles, pois OA e OB são raios da circunferência. Podemos então dizer que

.
Note que o ângulo

é externo ao triângulo OBC. Sendo assim, temos que

.
Temos então que

.
Agora termine o exercício.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Qui Mar 01, 2012 02:21, em um total de 1 vez.
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por alfabeta » Qua Fev 29, 2012 22:42
Professor Luiz Aquino, muito obrigada! Entendi!
=
Finalizando: Como alfa é ângulo externo de AOC, temos que alfa = beta + 2 beta = 3 beta!
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Pérolas
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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