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Mensagempor cynderella » Dom Jan 10, 2010 09:26

\binom { n+3 } { n } - \binom { n+2 } { n }=15 {(n+1)}

Olà eu tentei fazer este exercicio,mas gostaria de saber se é assim ?Se não for puderiam-me explicar?
A minha resolução:

\binom{n+3} {n} - \binom{n+2} {n} + \binom{n+4} {n} - \binom{n+3} {n} + \binom{n+5} {n} - \binom{n+4} {n} + \binom{n+6} {n} - \binom{n+5} {n} + \binom{n+7} {n} - \binom{n+6} {n} + \binom{n+8} {n} - \binom{n+7} {n} + \binom{n+9} {n} - \binom{n+8} {n} + \binom{n+10} {n} - \binom{n+9} {n} + \binom{n+11} {n} - \binom{n+10} {n} + \binom{n+12} {n} - \binom{n+11} {n} + \binom{n+13} {n} - \binom{n+12} {n} +\binom{n+14} {n} - \binom{n+13} {n} + \binom{n+15} {n} - \binom{n+14} {n} + \binom{n+16} {n} - \binom{n+15} {n}=15 {(n+1)}
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Re: dúvida

Mensagempor Cleyson007 » Dom Jan 10, 2010 12:28

Cynderella seja bem vinda ao Ajuda Matemática!

Pelo que entendi, o problema quer que encontre os valores de n.

\left(\frac{n+3}{n} \right)-\left(\frac{n+2}{n} \right)=15(n+1)

Cynderella, note que invertendo o sinal de - (fora do parêntese), inverto os demais sinais dentro do parêntese, veja:

\left(\frac{n+3}{n} \right)+\left(\frac{-n-2}{n} \right)=15n+15

Tirando o mínimo, temos:

15{n}^{2}+15n-1=0

Para encontrar os valores de n, basta reolver a equação do 2º grau.

Vamos ver se alguém tem algo a dizer.

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Re: dúvida

Mensagempor Molina » Dom Jan 10, 2010 12:48

Boa tarde, Cleyson.

Acho que o que está dentro do parênteses não é uma fração e sim uma combinação.

Achei que é isso por dois motivos:

i) não há o traço da divisão.

ii) o local onde a questão foi postada.


Abraços, :y:
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Re: dúvida

Mensagempor cynderella » Dom Jan 10, 2010 16:09

Boa tarde Neylson eu gostaria dizer que este exercicio é uma combinação, mas ja agora agradeço pela tua resposta que deste se mesmo assim puderes ajudar-me eu fico agradecida.
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Re: dúvida

Mensagempor Cleyson007 » Dom Jan 10, 2010 16:15

molina escreveu:Acho que o que está dentro do parênteses não é uma fração e sim uma combinação.
Achei que é isso por dois motivos:
i) não há o traço da divisão.
ii) o local onde a questão foi postada.
Abraços, :y:


Boa tarde Molina e Cynderella!

Desculpe, não percebi que era uma combinação :-D

Montei a combinação:

\frac{(n+3)(n+2)(n+1)}{6}-\frac{(n+2)(n+1)}{2}=15n+15

Tentei resolver, mas os valores que encontrei para n não satisfazem a combinação.

Como estão tentando resolver?

Vamos ver onde estamos errando.. :-O

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Re: dúvida

Mensagempor Molina » Seg Jan 11, 2010 23:36

Boa noite.

Também não consegui chegar até o final. Mas, vou continuar da onde o Cleyson parou:

\frac{(n+3)(n+2)(n+1)}{6}-\frac{(n+2)(n+1)}{2}=15(n+1)

(n+1)\frac{(n+3)(n+2)}{6}-(n+1)\frac{(n+2)}{2}=15(n+1)

(n+1)\left[ \frac{(n+3)(n+2)}{6}-\frac{(n+2)}{2} \right]=15(n+1)

\frac{(n+3)(n+2)}{6}-\frac{(n+2)}{2}=15

\frac{(n+3)(n+2)-3(n+2)}{6}=15

n^2+2n+3n+6-3n-6=90

n^2+2n-90=0


Só que aqui não consigo encontrar as raizes, :n:
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Re: dúvida

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jan 13, 2010 23:31

Boa tarde Molina!

Molina, desculpe por não ter dado meu parecer quanto sua resolução, mas foi o corre-corre da vida.. :-O

Achei o seu método de resolução menos trabalhoso que o meu.

Apresento minha resolução (apesar de não ter encontrado asi raízes que satisfaçam o problema), veja só:

\frac{(n+3)(n+2)(n+1)}{6}-\frac{(n+2)(n+1)}{2}=15(n+1)

Tirando o mínimo:

n^3+6n^2+11n+6-3(n^2+3n+2)=90n+90

n^3+6n^2+11n+6-3n^2-9n-6=90n+90

n^3+3n^2+2n=90n+90

n^3+3n^2-88n=90

n({n}^{2}-3n-88)=90

Minha dúvida é se posso fazer o seguinte: Igualar as duas partes com o 90

n=90

{n}^{2}-3n-88=90

Bom, as raízes dessa equação não satisfazem as condições do problema. A minha intenção é saber onde está o meu erro, ok?

Até mais.
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Re: dúvida

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jan 14, 2010 02:15

Boa noite Cleyson!

O seu erro está aqui:

n \times (n^{2} -3n -88) = 90

Você não pode afirmar que n = 90. Veja este exemplo: a \times b = 0. Neste caso, você pode afirmar que um dos fatores é igual a zero pois esta é a única maneira. Agora veja este: 2 \times 2 = 4. Só porque o produto é quatro não significa que um dos seus fatores seja 4.

Sobre a questão de combinação, eu fui no wolfram alpha pra resolver a equação de terceiro grau, e ele plotou esse gráfico:

Imagem

Estou começando a acreditar que esta questão não tem resposta.

Espero ter ajudado.

Um abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?