por cynderella » Dom Jan 10, 2010 09:26

Olà eu tentei fazer este exercicio,mas gostaria de saber se é assim ?Se não for puderiam-me explicar?
A minha resolução:

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cynderella
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por Cleyson007 » Dom Jan 10, 2010 12:28
Cynderella seja bem vinda ao Ajuda Matemática!
Pelo que entendi, o problema quer que encontre os valores de n.

Cynderella, note que invertendo o sinal de - (fora do parêntese), inverto os demais sinais dentro do parêntese, veja:

Tirando o mínimo, temos:

Para encontrar os valores de n, basta reolver a equação do 2º grau.
Vamos ver se alguém tem algo a dizer.
Até mais.
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por Molina » Dom Jan 10, 2010 12:48
Boa tarde, Cleyson.
Acho que o que está dentro do parênteses não é uma fração e sim uma combinação.
Achei que é isso por dois motivos:
i) não há o traço da divisão.
ii) o local onde a questão foi postada.
Abraços,

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por cynderella » Dom Jan 10, 2010 16:09
Boa tarde Neylson eu gostaria dizer que este exercicio é uma combinação, mas ja agora agradeço pela tua resposta que deste se mesmo assim puderes ajudar-me eu fico agradecida.
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por Cleyson007 » Dom Jan 10, 2010 16:15
molina escreveu:Acho que o que está dentro do parênteses não é uma fração e sim uma combinação.
Achei que é isso por dois motivos:
i) não há o traço da divisão.
ii) o local onde a questão foi postada.
Abraços,

Boa tarde Molina e Cynderella!
Desculpe, não percebi que era uma combinação
Montei a combinação:

Tentei resolver, mas os valores que encontrei para n não satisfazem a combinação.
Como estão tentando resolver?
Vamos ver onde estamos errando..
Até mais.
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por Molina » Seg Jan 11, 2010 23:36
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por Cleyson007 » Qua Jan 13, 2010 23:31
Boa tarde Molina!
Molina, desculpe por não ter dado meu parecer quanto sua resolução, mas foi o corre-corre da vida..
Achei o seu método de resolução menos trabalhoso que o meu.
Apresento minha resolução (apesar de não ter encontrado asi raízes que satisfaçam o problema), veja só:

Tirando o mínimo:





Minha dúvida é se posso fazer o seguinte: Igualar as duas partes com o 90


Bom, as raízes dessa equação não satisfazem as condições do problema. A minha intenção é saber onde está o meu erro, ok?
Até mais.
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por MarceloFantini » Qui Jan 14, 2010 02:15
Boa noite Cleyson!
O seu erro está aqui:

Você não pode afirmar que

. Veja este exemplo:

. Neste caso, você pode afirmar que um dos fatores é igual a zero pois esta é a única maneira. Agora veja este:

. Só porque o produto é quatro não significa que um dos seus fatores seja 4.
Sobre a questão de combinação, eu fui no wolfram alpha pra resolver a equação de terceiro grau, e ele plotou esse gráfico:

Estou começando a acreditar que esta questão não tem resposta.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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