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porcentagem

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Mensagempor acalves » Ter Abr 03, 2012 00:00

ah não consigo resolver este exercício

Em um concurso para escrevente, 40% dos candidatos inscritos foram eliminados na prova de Língua Portuguesa, e a prova de Direito eliminou 40% dos candidatos restantes .Essas duas provas eliminaram,do total de candidatos inscritos.
a-84%
b-80%
c-64%
d-46%
e-36%
Não consigo achar o valor dos candidatos restantes.
Obrigada
acalves
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Re: porcentagem

Mensagempor NMiguel » Ter Abr 03, 2012 06:43

Pensemos da seguinte forma:

A primeira prova eliminou 40% dos candidatos, ou seja, eliminou 0,40 dos candidatos. Ficaram assim apenas 0,60 dos candidatos.

A segunda prova eliminou 40% dos candidatos que restaram, ou seja, 0,40 dos 0,60 candidatos. Então, a segunda prova eliminou 0,40\times0,60 = 0,24 dos candidatos.

Assim, ambas as provas eliminaram 0,40+0,24 = 0,64 dos candidatos, ou seja, 64%.
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Re: porcentagem

Mensagempor acalves » Ter Abr 03, 2012 10:24

Obrigada Miguel ...que fácil agora né...
acalves
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Re: porcentagem

Mensagempor acalves » Sex Abr 06, 2012 23:03

Estou fazendo outro exercicio de % mas não deu certo :
Dois levantamentos sobre o número de alunos ingressantes em uma instituição com objetivo de acompanhar o índice de desistência nos cursos :um na metade do semestre e outro no final do semestre letivo.No 1º levantamento constatou que 10% dos alunos ingressantes naquele semestre haviam desistidos dos cursos
No 2º levantamento constatou que 5% dos alunos que estavam cursando na ocasião do 1º levantamento tinham desistido dos cursos.Tendo como base o número de alunos ingressantes naquele semestre letivo, o índice de desistência nos cursos dessea instituição, no referido semestre : resposta 14,5%
minha tentativa
1º levantamento 10-100=90 é número de alunos ingressantes naquele semestre letivo
2ºlevantamento 5*90=45 é número desistência nos cursos

90/45 = 2%
acalves
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Re: porcentagem

Mensagempor NMiguel » Qui Abr 12, 2012 04:33

Nesse exercício foram cometidos dois erros.

O primeiro foi o cálculo do número de não desistentes no 1º semestre, que seria 100-10 e não 10-100. No entanto, o resultado está correcto.

O segundo erro foi a multiplicação de percentagens. 5\% *90\% = 4,5\%.

Somando os primeiros desistentes, com os segundos obtemos 10\% + 4,5\% = 14,5\%.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?