-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 482021 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 544571 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 508388 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 739808 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2189212 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por blaze » Ter Jun 03, 2014 15:43
Olá.
Estava a estudar equações trigonométricas quando me lembrei de uma questão. Resolver equações do tipo
é fácil, mas quando há mais do que um cosseno, por exemplo,
o problema fica mais difícil. Andei à procura pela net mas não encontro nada que me explique esta última equação; alguém me pode ajudar/ensinar?
-
blaze
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: Qua Mai 07, 2014 17:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Ter Jun 03, 2014 20:46
Blaze, a princípio, acho que podes aplicar
.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação
-
- Mensagens: 1728
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por blaze » Ter Jun 03, 2014 20:52
Isso iria dar-me uma outra igualdade mais complicada de resolver:
-
blaze
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: Qua Mai 07, 2014 17:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Ter Jun 03, 2014 20:56
Sabemos que
Resolva o sistema,
Espero ter ajudado!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação
-
- Mensagens: 1728
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por blaze » Ter Jun 03, 2014 21:29
Sim, é isso mesmo. Vai dar um ângulo do 2ºQ mas temos que igualar ao 3ºQ por causa da geometria do círculo trigonométrico.
Obrigado
-
blaze
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: Qua Mai 07, 2014 17:07
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Trigonometria
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Lei dos Cossenos
por Joseaugusto » Ter Mar 06, 2012 11:43
- 4 Respostas
- 2629 Exibições
- Última mensagem por Joseaugusto
Ter Mar 06, 2012 22:42
Trigonometria
-
- Lei dos cossenos
por kandara » Qua Abr 30, 2014 17:35
- 1 Respostas
- 4290 Exibições
- Última mensagem por Russman
Qua Abr 30, 2014 18:54
Trigonometria
-
- UFSCar - Lei dos cossenos
por brunocav » Seg Mai 30, 2011 18:16
- 2 Respostas
- 9933 Exibições
- Última mensagem por brunocav
Seg Mai 30, 2011 19:23
Trigonometria
-
- LEI DOS SENOS E COSSENOS
por MERLAYNE » Qua Abr 25, 2012 20:36
- 1 Respostas
- 1562 Exibições
- Última mensagem por Russman
Qua Abr 25, 2012 21:26
Trigonometria
-
- Multiplicação de cossenos
por anfran1 » Sex Jun 29, 2012 10:39
- 5 Respostas
- 4752 Exibições
- Última mensagem por Arkanus Darondra
Dom Jul 01, 2012 12:48
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.