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(EEAR) Equação logaritmica

(EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor natanskt » Qui Out 14, 2010 11:08

11-)sendo a>0 e a diferente de 1,o conjunto solução da equação 10^{log_a{(x^2-3x+2)}=6^{log_a{10},está no conjunto:
a-){1,2,3,4}
b-){-4,-3,-2,-1,0,1}
c-){-1,0,1,2,3,4}
d-){0,1,2,3,4}

pimeiramente corte os log_adeixei apenas os logaritimando,pode fazer isso?
não consigo fazer,me ajuda

abraços
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor DanielRJ » Qui Out 14, 2010 14:43

natanskt escreveu:11-)sendo a>0 e a diferente de 1,o conjunto solução da equação 10^{log_a{(x^2-3x+2)}=6^{log_a{10},está no conjunto:
a-){1,2,3,4}
b-){-4,-3,-2,-1,0,1}
c-){-1,0,1,2,3,4}
d-){0,1,2,3,4}

pimeiramente corte os log_adeixei apenas os logaritimando,pode fazer isso?
não consigo fazer,me ajuda

abraços


Bom não sei se está correto mas vamos tntar. ele falou que A>0eA\not=1 (logico porque é a bse é claro!) eu não sei se estou correto ,mas podemos escolher valores para A.e nesse caso eu escolhendo a=10 fica evidente uma propriedade de logaritmos no primeiro membro, que Fala quando as bases forrem iguais o resultado será o logaritmando. ok? então vamos lá.


10^{log_{10}{(x^2-3x+2)}=6^{log_{10}{10}

x^2-3x+2=6^1

x^2-3x-4=0

x^1=-1

x^2=4


Verificando a condição de existencia:

x^2-3x+2>0
(-1)^-3(-1)+2>0

6>0 --->Ok!

(4)^2-3.4+2>0
16-12+2>0
6>0---->Ok!

S=(-1,4)

Essas são as raizes a resposta final eu daria como (C) mas como não tenho certeza fica a cargo de um professor ou alguem que saiba explicar a resposta detalhadamente porfavor!!!
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor Elcioschin » Qui Out 14, 2010 15:43

Solução correta
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor DanielRJ » Qui Out 14, 2010 16:48

Eu estava meio em duvida em relação a primeira informação do problema
Obrigado . :y:
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor natanskt » Qui Out 14, 2010 17:40

10^{log_{10}{(x^2-3x+2)}=6^{log_{10}{10}
x^2-3x+2=6^1
não intendi essa passagem, 6^1 eu intendi mais e o 10 do outro lado???
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 14, 2010 17:43

Solução incorreta do ponto de vista formal. Você escolheu um caso particular de base, e essa resolução não funciona pra outros casos. Vou fazer a resolução mais geral:

10^{\log_a (x^2 -3x+2)} = 6^{\log_a 10}

Tomando o logaritmo decimal dos dois lados:

\log_{10} 10^{\log_a (x^2 -3x +2)} = \log_{10} 6^{\log_a 10}

(\log_a (x^2 -3x +2)) \cdot (\log_{10} 10) = (\log_a 10) \cdot (\log_{10} 6)

\log_a (x^2 -3x +2) = (\log_a 10) \cdot \left( \frac{\log_a 6}{\log_a 10} \right)

\log_a (x^2 -3x +2) = \log_a 6

Como as bases são iguais, podemos igualar os logaritmandos e resolver verificando as condições, mas a partir daí você pode ver pelo post do Daniel. É importante que você veja o método geral porque a maneira como o Daniel resolveu não pode ser usada pra qualquer outra.
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor DanielRJ » Qui Out 14, 2010 17:54

natanskt escreveu:10^{log_{10}{(x^2-3x+2)}=6^{log_{10}{10}
x^2-3x+2=6^1
não intendi essa passagem, 6^1 eu intendi mais e o 10 do outro lado???


Log_a{a}=1 sempre!

então:

Log_{10}{10}=1


Fantini escreveu:Solução incorreta do ponto de vista formal. Você escolheu um caso particular de base, e essa resolução não funciona pra outros casos. Vou fazer a resolução mais geral:

10^{\log_a (x^2 -3x+2)} = 6^{\log_a 10}

Tomando o logaritmo decimal dos dois lados:

\log_{10} 10^{\log_a (x^2 -3x +2)} = \log_{10} 6^{\log_a 10}

(\log_a (x^2 -3x +2)) \cdot (\log_{10} 10) = (\log_a 10) \cdot (\log_{10} 6)

\log_a (x^2 -3x +2) = (\log_a 10) \cdot \left( \frac{\log_a 6}{\log_a 10} \right)

\log_a (x^2 -3x +2) = \log_a 6

Como as bases são iguais, podemos igualar os logaritmandos e resolver verificando as condições, mas a partir daí você pode ver pelo post do Daniel. É importante que você veja o método geral porque a maneira como o Daniel resolveu não pode ser usada pra qualquer outra.



Perfeito fantini, pelo jeito que eu fiz está errado então.eu dei sorte de ter acertado?
Editado pela última vez por DanielRJ em Qui Out 14, 2010 18:03, em um total de 1 vez.
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Re: (EEAR) Equação logaritmica

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 14, 2010 18:00

Não está errado, você apenas pegou o caso particular mais fácil pra poder aplicar uma propriedade. O problema com isso é que, se você escolhesse qualquer outra base, teria que resolver da maneira que eu fiz, portanto é melhor fazer da geral mesmo. E outra, não sabemos se ele vai ter que resolver uma questão escrita ou não, e isso seria vetado com certeza.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?