• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

função modular

função modular

Mensagempor viduani » Qui Ago 02, 2012 14:43

Boa tarde! Não sei se estou entendendo errado a idéia de imagem, mas, tentei fazer uma função modular do tipo:

I 3x - 1 I - 5, definida em R cujo valor de f é (1/3) e (-1/3). Eu encontrei os valores -5 e -3. O problema passou a surgir quando ele me perguntou o conjunto imagem dessa função. Pelo que eu entendo de conjunto imagem significa o reflexo dos valores que você atribui a X substituindo na equação tais valores e encontra o seu resultado. Nessa questão eu usei valores imaginários de -2,-1,0,1,2 e pensei que seus resultados na equação fossem a sua imagem. O livro diz que o conjunto imagem dessa questão é {y E R/y>ou igual a 5}. Ele admite valores maiores ou iguais a 5 e somente 5, por que?
viduani
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
Área/Curso: curso m3
Andamento: cursando

Re: função modular

Mensagempor e8group » Qui Ago 02, 2012 17:02

Boa tarde, você estar certo que a função modular trata-se de |3x-1| - 5 ? Se sua resposta for sim o gabarito não faz sentido ,entretanto se sua função modular na verdade é da forma |3x-1| +5 perceba que realmente y \in \mathbb{R} /y\geq 5 isto é a imagem da função modular é maior ou igual a 5 para domínio real ,em outras palavras ,

y \geq 5 ,\forall x \in \mathbb{R}

Obs.: Sua "visão "sobre o conceito de imagem estar correto .Imagem é ,para todo elemento no contradomínio existe pelo menos um associado a um ou mais elementos no domínio .Há casos que diferentes valores no domínio estar associado a um mesmo elemento no CD .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica

Mensagempor MarceloFantini » Sex Ago 03, 2012 03:20

santhiago escreveu:Obs.: Sua "visão "sobre o conceito de imagem estar correto .Imagem é ,para todo elemento no contradomínio existe pelo menos um associado a um ou mais elementos no domínio .Há casos que diferentes valores no domínio estar associado a um mesmo elemento no CD .

Não necessariamente. Note que podemos definir g: \mathbb{R}^+ \to \mathbb{R} com g(x) = \sqrt{x}. Note que existem infinitos elementos no contradomínio para os quais não há qualquer elemento do domínio associando-o. Agora, obrigatoriamente na imagem temos cada elemento sendo associado por um elemento no domínio.

Conclusão: contradomínio e imagem não necessariamente são o mesmo conjunto, somente quando definimos a função de tal maneira que esta seja sobrejetora (escolhendo o contradomínio como igual a imagem). Note que a imagem sempre deve estar contida no contradomínio.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Andamento: formado

Mensagempor e8group » Sex Ago 03, 2012 11:27

É verdade ,mas foi exatamente isso que eu disse (talvez não ficou tão claro ) .

Para todo elemento no contradomínio existe pelo menos um elemento (do contradomínio) associado a um ou mais elementos no domínio .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Mensagempor MarceloFantini » Sex Ago 03, 2012 12:26

Novamente, na primeira parte grifada você quis dizer para todo elemento na imagem?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Mensagempor e8group » Sex Ago 03, 2012 13:15

Boa tarde Marcelo Fantini , oque eu quis dizer matematicamente foi ,

\forall \  x \in CD \ \exists  f(x_0)\subset CD \implies x_0 \in D ,f(x_0)\in CD

Certo ?
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário

Mensagempor MarceloFantini » Sex Ago 03, 2012 13:36

Seus símbolos dizem o seguinte: para todo elemento do contradomínio existe a imagem de um elemento contida (?) no contradomínio, que implica que existe um elemento do domínio tal que a imagem desse elemento pertence ao contradomínio.

Continua sem sentido. Até agora, o que você afirma é que todo elemento do contradomínio tem um elemento do domínio associado, o que é falso a menos que a função seja sobrejetora. Se você discorda, mostre um elemento associado a -1 para g: \mathbb{R}^+ \to \mathbb{R}, g(x) = \sqrt{x} como acima. A afirmação "para todo elemento do contradomínio existe pelo menos um elemento do contradomínio associado a um ou mais elementos do domínio" não tem sentido matemático.

Acho que o que você quer dizer é: para todo elemento y na imagem, contida no contradomínio, existe um elemento x do domínio tal que y = f(x).
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Mensagempor e8group » Sex Ago 03, 2012 14:03

Ok ! Grato .
e8group
Colaborador Voluntário