por jose henrique » Qui Fev 17, 2011 18:48
![\frac{\sqrt[]{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}}{x-3} =x+5 \frac{\sqrt[]{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}}{x-3} =x+5](/latexrender/pictures/e7f0929d1e8f3b55565f57a8acb4fe34.png)
, para todo x

-3 ou x>3
eu posso

fazer isso.
na verdade eu não estou entendo esta questão do x elevado ao quadrado dentro de uma raiz, eu sei que não posso simplificar simplesmente colocando como resposta o x visto que ele está elevado ao quadrado, mas quando tem uma expressão desse jeito o que devo fazer.
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por LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 20:40
jose henrique escreveu:
, para todo

ou


, eu posso fazer isso?
Não.
Se o objetivo for determinar o valor de x, então o correto é fazer:

Elevar ambos os membros ao quadrado:
![\left(\sqrt{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}\right)^2 = \left[(x-3)(x+5)\right]^2 \left(\sqrt{({x}^{2}-9)({x}^{2}+25)}\right)^2 = \left[(x-3)(x+5)\right]^2](/latexrender/pictures/2436e6c6aef4cf48931cec99d524e77e.png)
Como a quetão diz que

ou

, então o valor dentro da raiz que aparece no primeiro membro é necessariamante positivo. Portanto, podemos fazer a simplificação:
![({x}^{2}-9)({x}^{2}+25) = \left[(x-3)(x+5)\right]^2 ({x}^{2}-9)({x}^{2}+25) = \left[(x-3)(x+5)\right]^2](/latexrender/pictures/66ce122ba66a1d0dad5fafeb93e99290.png)
Lembrando do produto notável

, podemos fazer:

Como x é diferente de 3 (já que x>3), então podemos dividir toda a equação por (x-3). Além disso, temos o produto notável

:

Agora, desenvolva essa equação para obter uma equação do 2º grau. A partir daí aplique a fórmula de Bháskara para achar as soluções.
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por jose henrique » Qui Fev 17, 2011 21:26
quando vc afirma que o valor dentro raiz no primeiro membro é necessáriamente positivo é levando em conta que x>3. caso fosse somente x<-3 teria solução a equação
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por jose henrique » Qui Fev 17, 2011 21:52
caso eu queira simplificar a seguinte expressão
![\frac{\sqrt[]{\left({x}^{2}-9 \right)\left({x}^{2}+25 \right)}}{x-3} \frac{\sqrt[]{\left({x}^{2}-9 \right)\left({x}^{2}+25 \right)}}{x-3}](/latexrender/pictures/bdb7d29774ff3b6d9a128cb84541a3af.png)
eu poderia elevar tanto o numerador quanto o denominador ao quadrado e para eu começar a simplificar.
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por LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 22:08
jose henrique escreveu:quando vc afirma que o valor dentro raiz no primeiro membro é necessariamente positivo é levando em conta que x>3. caso fosse somente x<-3 teria solução a equação?
Sim. Faça um teste. Coloque, por exemplo, -4 (que é menor do que -3) na expressão com a raiz:
![\sqrt{[(-4)^2-9 ][(-4)^{2}+25]} = \sqrt{7\cdot 41} = \sqrt{287} \sqrt{[(-4)^2-9 ][(-4)^{2}+25]} = \sqrt{7\cdot 41} = \sqrt{287}](/latexrender/pictures/cb0c5a8aabbe2fde3c4772d6157cbd6e.png)
Note que o valor dentro da raiz foi positivo.
jose henrique escreveu:caso eu queira simplificar a seguinte expressão

eu poderia elevar tanto o numerador quanto o denominador ao quadrado e para eu começar a simplificar.
Não.
Se você tem apenas uma
fração e eleva o numerador e o denominador ao quadrado, então você altera a fração. Por exemplo,

é diferente

. Basta efetuar a divisão que você irá encontrar

e

.
Por outro lado, se você tem uma
equação, então pode elevar ambos os membros da mesma ao quadrado e ela não se altera. Por exemplo,

e

ambas tem solução

.
Para ser mais exato, na segunda equação também poderíamos encontrar x=-3, mas isso não importa, pois perceba que tanto a primeira quanto a segunda equação tem uma solução em comum que é

.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Qui Fev 17, 2011 22:20, em um total de 1 vez.
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por jose henrique » Qui Fev 17, 2011 22:17
como eu poderia simplificar então
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por LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 22:25
jose henrique escreveu:como eu poderia simplificar então
Não dá para fazer muita coisa nesse caso.
Uma simplificação poderia ser:


.
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por jose henrique » Qui Fev 17, 2011 22:42
só não entendi por que vc colocou o denominador dentro de uma raiz, uma vez que ele não estava
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por LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 22:52
jose henrique escreveu:só não entendi por que vc colocou o denominador dentro de uma raiz, uma vez que ele não estava
Porque se temos
não podemos simplificar (x-3) com (x-3), pois um está dentro e ou outro está fora da raiz. Por outro lado, se fazemos

aí podemos efetuar a simplificação já que teremos algo como

.
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por jose henrique » Qui Fev 17, 2011 23:06
me desculpa perguntar, mas em qual regra eu posso me basear para resolver este tipo de questões, pois irei até procurar, pois com a sua resolução eu entendi o porquê da raiz do denominador, mas não compreendi como posso fazer isso sem afetar alguma regra.
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por LuizAquino » Qui Fev 17, 2011 23:31
jose henrique escreveu:me desculpa perguntar, mas em qual regra eu posso me basear para resolver este tipo de questões, pois irei até procurar, pois com a sua resolução eu entendi o porquê da raiz do denominador, mas não compreendi como posso fazer isso sem afetar alguma regra.
Para executar os passos de simplificação sem quebrar as "regras", primeiro você precisa conhecer todas as "regras", pois só assim saberá se está ou não quebrando alguma.
Para isso, você precisa começar a estudar as propriedades de potência, a estudar as propriedades de radiciação, a estudar os produtos notáveis e a estudar fatoração. Isto é, o que não falta é assunto para você estudar!

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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