por Antonio Azevedo » Ter Fev 21, 2012 22:36
Olá.
Estou analizando alguns exercicios para compreender melhor as funções.
Estou iniciando....
A função f (x) = x² no ponto xo = 2. Este é um exercicio que compreendi sua logica de racionalização.
Porém não consigo chegar na derivada de f(x) = 2x² estou com dificuldade na hora de racionalizar..... e encontrar a derivada da função
Agradeço se puderem me auxiliar.
Antonio
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por fraol » Ter Fev 21, 2012 22:44
Se você derivou

, então você estava derivando

. Você pode proceder da mesma forma para

. Perceba que a única diferença é o coeficiente de

. Assim você pode proceder igualmente, seja derivando pela definição ou usando a regra da derivada da potência.
Se tiver dúvida, manda de volta.
ps: Voltei a editar este post pois estive pensando que a sua dúvida pode estar relacionada com o uso da definição de derivada, então vamos tentar assim:
Seja

, estamos querendo

que pela definição é:

Nesse ponto devemos substituir

por

e

por

, assim:

Agora devemos expandir o quadrado perfeito

que é igual a

, então:

que desenvolvendo fica assim:

, cancelamos

e colocamos

em evidência:

,
Agora vem uma parte importante, como h tende a 0 mas não é zero então podemos cancelar o h e ficamos com:

. Se h tende a 0 então 2h também tende a 0 e, no limite, 2h = 0.
Portanto

.
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por Antonio Azevedo » Qua Fev 22, 2012 07:42
ok. Muito obrigado mesmo. f (x) = x² resolvi assim mesmo, mas com o x tendendo a 2.
Mas aquela outra regra da derivada da função potencia y = x^n
y = n . x^n-1
Qual a relação desta propriendade em relação a anterior que explicaste? ou não tem relação.
Lim de h tendendo a 0. Sempre será tendendo a 0?
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por fraol » Qua Fev 22, 2012 08:59
Esse método é o cálculo da derivada usando a própria definição. Contudo, não é um método prático e, na maioria dos cálculos, a gente usa outras formas para calcular. Nesse caso, como você citou, poderia usar a regra da potência (

). O que vale salientar é que todas as regras de cálculo são dedutíveis a partir da definição, inclusive o

como você pode observar nesse problema.
De qualquer forma, após você encontrar a função derivada, substitui-se o valor de

para o qual é pedida a derivada.
Quanto ao

, trata-se do pequeno incremento que adicionamos a x para efeito de aplicação da definição. Em alguns livros você encontrará

no lugar de

, o que importa é que independente do símbolo usado esse valor é o incremento infinitesimal que se aplica a

e portanto é um valor muito pequeno. Os bons livros de cálculo trazem isso, em geral, de forma mais detalhada.
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por LuizAquino » Qua Fev 22, 2012 23:13
Antonio Azevedo escreveu:Estou analizando alguns exercicios para compreender melhor as funções.
Estou iniciando...
A função f (x) = x² no ponto xo = 2. Este é um exercicio que compreendi sua logica de racionalização.
Porém não consigo chegar na derivada de f(x) = 2x² estou com dificuldade na hora de racionalizar..... e encontrar a derivada da função
Eu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "10. Cálculo I - Função Derivada". Ela está disponível em meu canal:
http://www.youtube.com/LCMAquinoEu espero que essa videoaula possa lhe ajudar a entender melhor esse assunto.
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por Antonio Azevedo » Qui Fev 23, 2012 07:03
ok. Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Antonio
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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