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[logaritmo_fatorial] Como resolver a questão?

[logaritmo_fatorial] Como resolver a questão?

Mensagempor Joaozulu » Sáb Fev 04, 2012 17:22

(16:55:22) Joaozulu: Não consigo concluir a seguinte questão: 27!=n.10^p.
(16:57:17) Joaozulu: Minha tentativa: 27.26!=n.10^p => 26!=10^p => log 26!=p ... Faz sentido?
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Re: [logaritmo_fatorial] Como resolver a questão?

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Fev 04, 2012 18:09

A questão possui enunciado? Se sim, coloque-o.
Somente assim poderemos ver se faz sentido o que você fez.
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Re: [logaritmo_fatorial] Como resolver a questão?

Mensagempor Joaozulu » Seg Fev 06, 2012 22:26

(UNB-DF) Admita que 27!=n.10^p, em que n e p são números naturais e n não é múltiplo de 10. Calcule o valor de p.
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Re: [logaritmo_fatorial] Como resolver a questão?

Mensagempor LuizAquino » Ter Fev 07, 2012 14:58

Joaozulu escreveu:(UNB-DF) Admita que 27!=n.10^p, em que n e p são números naturais e n não é múltiplo de 10. Calcule o valor de p.


Desenvolvendo a equação, temos que:

27! = n\cdot 10^p

\frac{27!}{n} = 10^p

\log \frac{27!}{n} = \log 10^p

\log \frac{27!}{n} = p \log 10

p  = \log \frac{27!}{n}

Decompondo 27! em fatores primos, temos que

27! = 2^{23} \cdot 3^{13} \cdot 5^6 \cdot 7^3 \cdot 11^2 \cdot 13^2 \cdot 17 \cdot 19 \cdot 23

Agora podemos reescrever como:

27! = \left(2^6 \cdot 5^6\right) \cdot 2^{17} \cdot 3^{13} \cdot 7^3 \cdot 11^2 \cdot 13^2 \cdot 17 \cdot 19 \cdot 23

27! = \left(2 \cdot 5\right)^6 \cdot 2^{17} \cdot 3^{13} \cdot 7^3 \cdot 11^2 \cdot 13^2 \cdot 17 \cdot 19 \cdot 23

27! = 10^6 \cdot 2^{17} \cdot 3^{13} \cdot 7^3 \cdot 11^2 \cdot 13^2 \cdot 17 \cdot 19 \cdot 23

Como p deve ser natural, o número \frac{27!}{n} que aparece dentro do logaritmo (na base 10) deve ser uma potência de 10. Para que isso aconteça, devemos ter:

n = 2^{17} \cdot 3^{13} \cdot 7^3 \cdot 11^2 \cdot 13^2 \cdot 17 \cdot 19 \cdot 23

Note que sendo n esse valor, ele não será múltiplo de dez (o que obedece ao enunciado do exercício).

Ficamos então com:

p  = \log \frac{27!}{n} = \log 10^6 = 6

Portanto, temos que p = 6.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?