por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 16:11
Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 16:13
Bom galera, sou novo aqui.
Tentei fazer um programa em VB pra resolver isso.
No caso deste programa, a argola teria 10 de diametro, quadrado de lado 30.
Ele verifica se está tocando ou interceptando.
Coloquei 30 pq vai ta no terceiro quadrado, e 60 pra estar antes, senao nao funciona.
Depois vou colocar uma funcao pra calcular onde tá, mas pra testar deixei no 30.
Esse foi o método que pensei na primeira vez e to tentando ele ainda. Se alguem tiver alternativas, também me interesso!
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If estax.Text + 11 >= 60 - 1 And estax.Text <= 60 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estax.Text - 11 <= 30 + 1 And estax.Text <= 30 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estay.Text + 11 >= 60 - 1 And estay.Text <= 60 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estay.Text - 11 <= 30 + 1 And estay.Text <= 30 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
Else : jogador = jogador + 1
End If
estax = coord. de x
estay = coord de y
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por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 16:27
Ola
Você pode fazer de uma maneira mais simples ainda, pode usar probabilidade esperada de x (Ex), onde você coloca todos os valores de x possíveis, e ve a probabilidade de cada um, no fim, você vai saber a probabilidade esperada para cada jogo, tipo 5 reais, então depois de 10 jogos a escola em média vai ganhar 50 reais, assim você pode determinar se tá muito alto essa probabilidade e baixar para 1 real.
Se quiser fazer deste jeito, posso te dar uma ajuda, ou você pode ler na internet, se não souber, sobre esse metodo.
Atenciosamente
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 17:27
Opa, parece que meu algoritmo conseguiu resolver.
Agora só falta fazer ele gerar estatisticas.
Se vcs puderem testar, aqui o link (código fonte incluso no .txt)
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http://speedy.sh/WZ3Xf/Release.zip
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por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 17:35
Ola
Legal teu algoritmo, não sei como tu fez isso, mas tá legal.
Po é caçaniquel o negóico não ganha nada, não, to brincando, tá bem interessante
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 18:01
opa, tem alguns errinhos ainda, mas ja arrumei aqui, jaja posto o .exe pra vc!
se puder me add msn
lucas_lla_@hotmail.com eu amaria.
To tentando fazer ele desenhar o grafico pra representar onde caiu a argola.
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 18:51
Então, era pra resolver esse problema que meu prof. passou, com ele eu posso testar os varios tamanhos e ver quanto dá.

- Código: Selecionar todos
Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?
Versão atual: REMOVI
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por Neperiano » Qua Nov 23, 2011 16:33
Ola
E quais os valores que você achou mais "justos"?
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Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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