por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 16:11
Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 16:13
Bom galera, sou novo aqui.
Tentei fazer um programa em VB pra resolver isso.
No caso deste programa, a argola teria 10 de diametro, quadrado de lado 30.
Ele verifica se está tocando ou interceptando.
Coloquei 30 pq vai ta no terceiro quadrado, e 60 pra estar antes, senao nao funciona.
Depois vou colocar uma funcao pra calcular onde tá, mas pra testar deixei no 30.
Esse foi o método que pensei na primeira vez e to tentando ele ainda. Se alguem tiver alternativas, também me interesso!
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If estax.Text + 11 >= 60 - 1 And estax.Text <= 60 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estax.Text - 11 <= 30 + 1 And estax.Text <= 30 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estay.Text + 11 >= 60 - 1 And estay.Text <= 60 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
ElseIf estay.Text - 11 <= 30 + 1 And estay.Text <= 30 + 11 - 1 Then
banca = banca + 1
Else : jogador = jogador + 1
End If
estax = coord. de x
estay = coord de y
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por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 16:27
Ola
Você pode fazer de uma maneira mais simples ainda, pode usar probabilidade esperada de x (Ex), onde você coloca todos os valores de x possíveis, e ve a probabilidade de cada um, no fim, você vai saber a probabilidade esperada para cada jogo, tipo 5 reais, então depois de 10 jogos a escola em média vai ganhar 50 reais, assim você pode determinar se tá muito alto essa probabilidade e baixar para 1 real.
Se quiser fazer deste jeito, posso te dar uma ajuda, ou você pode ler na internet, se não souber, sobre esse metodo.
Atenciosamente
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 17:27
Opa, parece que meu algoritmo conseguiu resolver.
Agora só falta fazer ele gerar estatisticas.
Se vcs puderem testar, aqui o link (código fonte incluso no .txt)
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http://speedy.sh/WZ3Xf/Release.zip
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por Neperiano » Sex Nov 11, 2011 17:35
Ola
Legal teu algoritmo, não sei como tu fez isso, mas tá legal.
Po é caçaniquel o negóico não ganha nada, não, to brincando, tá bem interessante
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 18:01
opa, tem alguns errinhos ainda, mas ja arrumei aqui, jaja posto o .exe pra vc!
se puder me add msn
lucas_lla_@hotmail.com eu amaria.
To tentando fazer ele desenhar o grafico pra representar onde caiu a argola.
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por meninocopo » Sex Nov 11, 2011 18:51
Então, era pra resolver esse problema que meu prof. passou, com ele eu posso testar os varios tamanhos e ver quanto dá.

- Código: Selecionar todos
Na Feira de ciencias, promovida todo ano pela escola, os estudantes do terceiro ano do ensino médio
resolveram montar uma barraca para arrecadar fundos para o gremio estudantil. Pensaram em um jogo de apostas. Depois de
pensar um pouco, ao olhar para o chão do local, feito com ladrilhos quadrados, o professor lembrou-se de um jogo bastante
simples e propôs o seguinte: "Podemos construir círculos com certo diâmetro e vende-los para os convidados jogarem
"aleatoriamente" no piso. Caso este cículo, depois de parar, fique inteiramente dentro de um ladrilho, sem tocar ou
interceptar as linhas de separação do ladrilhamento, o convidado receberá de volta o dobro do valor pago, senão
a escola ganha o valor pago no círculo."
Os alunos adoraram a ideia e, na mesma hora, começaram a pensar em qual seria o melhor diâmetro para os círculos que iriam
construir. Claro que, quanto maior, mais chances de a escola ganhar, pensaram...
O professor completou: " Vocês só precisam tomar cuidado na hora de determinar o diâmetro desses círculos, pois os
convidados da festa somente irão participar se acharem que têm chances de ganhar"
Sendo assim, pergunto: Na opinião de vocês, qual seria o percentual de ganho ideal para a escola? E para que a escola
atinja este percentual de ganho, qual deve ser o diâmetro dos discos vendidos?
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por Neperiano » Qua Nov 23, 2011 16:33
Ola
E quais os valores que você achou mais "justos"?
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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