por AnaOliveira » Sáb Abr 30, 2011 16:54
boa tarde... eu estou cm uma duvida numa funçao definida por ramos que é:
f(x,y) = x^3/(x^2 + y^2) se x > 0 e f(x,y) = x * ln(1+y^2) se x <= 0
Como verifico se a funçao é continua no ponto 0,0
pego no ramo d cima ou d baixo?
Na minha prespectiva deveria incluir o que tem o zero. Contudo estou co duvidas. Se me pudessem esclarecer.
-
AnaOliveira
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 16:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Sistemas e Tecnologias da Informaçao
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sáb Abr 30, 2011 18:26
Editado, explicado abaixo.
Editado pela última vez por
MarceloFantini em Sáb Abr 30, 2011 20:29, em um total de 1 vez.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por LuizAquino » Sáb Abr 30, 2011 18:55
Eu gostaria de recomendar que você assista ao vídeo:
04. Cálculo I - Limites e Continuidadehttp://www.youtube.com/watch?v=NOPEwktLxgwNesse vídeo há exercícios semelhantes a este, porém para funções de apenas uma variável.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Dom Mai 01, 2011 12:35, em um total de 1 vez.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por AnaOliveira » Sáb Abr 30, 2011 20:26
Agradeço a vossa ajuda!
Houve uma pessoa que entretanto me disse que para a resolução do problema teria de calcular o limite de x >0 e x < 0 e verificar se ambos sao iguais a zero.
Pelo que entendi tambem se pode resolver assim. Correcto?
Tinha a percepçao de que a continuidade em R era diferente de R2, por estarmos a trabalhar no plano e nao podermos seguir unicamente pela esquerda ou pela direita, devido a existirem varias formas de nos aproximarmos de 0.
Editado pela última vez por
AnaOliveira em Sáb Abr 30, 2011 20:33, em um total de 1 vez.
-
AnaOliveira
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 16:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Sistemas e Tecnologias da Informaçao
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Abr 30, 2011 20:30
Houve uma pessoa que entretanto me disse que para a resolução do problema teria de calcular o limite de x >0 e x < 0 e verificar se ambos sao iguais a zero.
Pelo que entendi tambem se pode resolver assim. Correcto?
Tinha a percepçao de que a continuidade em R era diferente de R2, por estarmos a trabalhar no plano e nao podermos seguir unicamente pela esquerda ou pela direita, devido a existirem varias formas de nos aproximarmos de 0.
Deve-se analisar todos os caminhos como o colega Fantini disse abaixo.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Dom Mai 01, 2011 12:38, em um total de 4 vezes.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por MarceloFantini » Sáb Abr 30, 2011 20:35
Apaguei minha mensagem pois estava errado. Se não me engano, o limite não deve existir pois o limite do primeiro ramo não existe. Entretanto, isso é uma função de duas variáveis, então tecnicamente deveríamos mostrar por todos os caminhos?
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por LuizAquino » Sáb Abr 30, 2011 20:37
MarceloFantini escreveu:Entretanto, isso é uma função de duas variáveis, então tecnicamente deveríamos mostrar por todos os caminhos?
Sim.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por AnaOliveira » Sáb Abr 30, 2011 20:41
O primeiro limite existe! Eu provei pela definiçao que existe.! Sendo assim.. fiquei um pouco confusa. :S
-
AnaOliveira
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 16:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Sistemas e Tecnologias da Informaçao
- Andamento: cursando
por AnaOliveira » Sáb Abr 30, 2011 20:54
Sim sim.. Contudo fiquei na duvida.. Sempre se resolve através da resolução dos dois limites correcto?
-
AnaOliveira
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 16:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Sistemas e Tecnologias da Informaçao
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Sáb Abr 30, 2011 21:11
Sim, e os dois existem nesse caso. Como a função está definida em zero também e coincide com os limites, então ela é contínua no ponto.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por AnaOliveira » Sáb Abr 30, 2011 21:13
Agradeço a ajuda!

-
AnaOliveira
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 16:42
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Sistemas e Tecnologias da Informaçao
- Andamento: cursando
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Função definida por ramos]Exercício
por fff » Qua Jan 22, 2014 10:51
- 0 Respostas
- 1673 Exibições
- Última mensagem por fff

Qua Jan 22, 2014 10:51
Funções
-
- [Derivada de função de duas variáveis] Dúvida numa passagem
por Fabio Wanderley » Sáb Dez 06, 2014 14:51
- 4 Respostas
- 3582 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Qua Dez 10, 2014 21:28
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Função modulo por ramos
por joaofonseca » Seg Abr 30, 2012 17:13
- 1 Respostas
- 1454 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sáb Mai 05, 2012 20:59
Funções
-
- [PA] Uma dúvida numa questão de PA
por rochadapesada » Qui Abr 04, 2013 22:08
- 3 Respostas
- 2503 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Dom Abr 07, 2013 20:28
Progressões
-
- Dúvida numa exercíco
por carlota_almada » Dom Dez 04, 2016 13:17
- 1 Respostas
- 2243 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Seg Dez 05, 2016 20:35
Polinômios
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.