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Sistema Linear

Sistema Linear

Mensagempor Samambass » Seg Ago 23, 2010 11:45

Estou com muita dificuldade para discutir o sistema abaixo em função do parâmetro k, ou seja:
Preciso classifica-los, quanto ao número de soluções dizendo se são: Determinado, indeterminado, impossível, etc.

\begin{displaymath}
\mathbf{} 
\left \begin{array}{ccc}
-4x + 3y = 2\\
5x - 4y = 0\\
2x - y = k\\
\end{array}\right
\end{displaymath}


Obs.: Estou tentando pelo método de escalonamento de matriz, isso está correto ou é por outro método? Por favor, poderiam me ajudar?
Samambass
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Re: Sistema Linear

Mensagempor alexandre32100 » Sex Set 24, 2010 01:39

Nunca gostei muito da resolução de sistemas por matrizes, e também não creio que seja este o caminho.
Primeiramente resolveremos somente as primeiras duas equações do sistema, assim:
\begin{cases}-4x+3y=2\\5x-4y=0\end{cases}
Escolha qual método quer utilizar, mas a resposta é x=-8 e y=-10.
Aplique esta resposta à terceira equação: 2x-y=k.
2\cdot(-8)-(-10)=k\iff k=-6
Aqui pode-se de ver que, se k\not=-6 o sistema é impossível no conjunto \mathbb{R}, para qualquer outro valor, o sistema é definido, admite apenas a solução S=\{-8,-10\}.
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Re: Sistema Linear

Mensagempor filipepaixao » Qua Set 29, 2010 10:19

Eu realmente ando a aprender resolver sistemas de equações Lineares (grandes dores de cabeça)
A minha questão seria a seguinte com esse sistema seria possivel começar por usar o Método de Eliminação de Gauss?
ou não é possivel colocar numa matriz visto que não daria uma matriz quadrada?

Ainda estou muito "fresquinho" nesta matéria desculpem a minha "ignorância"...

Obs. Algo que me ajude a perceber essa matéria agradecia.

Abraço
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Re: Sistema Linear

Mensagempor alexandre32100 » Qui Set 30, 2010 13:08

Pois é. Creio que o sistema de eliminação não seja o método mais simples nesta questão.
filipepaixao escreveu:não é possivel colocar numa matriz visto que não daria uma matriz quadrada

Na verdade podemos formar uma matriz quadrada se pensarmos o sistema dessa forma:
\begin{cases}
-4x + 3y + 0k= 2\\ 5x - 4y +0k= 0\\ 2x - y -k= 0
\end{cases}
Por fim, resolve-se o sistema - S=\{x,y,k\}=\{-8,-10,-6\}, e então conclui-se o problema.
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Re: Sistema Linear

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 30, 2010 19:32

Só porque não é uma matriz quadrada não quer dizer que não pode ser colocado numa matriz. A questão é que essa matriz apenas não serviria pra muita coisa.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: Sistema Linear

Mensagempor filipepaixao » Sáb Out 02, 2010 09:14

Agradecido alexandre32100.

Abraço
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?