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Progressão geometrica 3

Progressão geometrica 3

Mensagempor DanielRJ » Seg Out 04, 2010 15:28

Oá pessoal to com uma dificuldade nesta questão fiz varias e varias vezes e não obtive êxito.

(UECE) Seja ( a1 , a2 , a3 ,.....) uma progressão geometrica crescente. Sea_1=\frac{2}{3} e \frac{a_1+a_2+a_3+a_4}{a_1+a_2}=5, então a_6-a_2 é igual a:

a)14/3
b)28/3
c)10
d)20

Bom é isso pelos meus calculos aqui cheguei a esta expressãoo calculo da razão, então eria sabe onde cometi um equivoco:

2q^3+2q^2-8q-8=0

q(2q^2+2q-8)-8=0

q=8 , \not {q=\not 0} , \not q=\not 0 , \not q=\not -1

como é crescente q=8
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Re: Progressão geometrica 3

Mensagempor MarceloFantini » Seg Out 04, 2010 18:15

Se é uma progressão geométrica crescente, então q > 1. Essa informação será importante. Pelos dados do enunciado, temos que:

a_1 = \frac{2}{3}

\frac{S_4}{S_2} = 5

Vamos expandir a segunda equação:

S_4 = \frac{a_1 \cdot (q^4 -1)}{q - 1}

S_2 = \frac{a_1 \cdot (q^2 -1)}{q - 1}

\frac{S_4}{S_2} = \frac{ \frac{a_1 \cdot (q^4 -1)}{q - 1} } { \frac{a_1 \cdot (q^2 -1)}{q - 1} } = \frac {q^4 -1}{q^2 -1} = \frac{(q^2 +1)(q^2 -1)}{q^2 -1} = q^2 +1 = 5

Logo, q = 2.

Portanto, a_6 - a_2 = a_1 \cdot q^5 - a_1 \cdot 1 = a_1 q (q^4 -1) = \frac{2}{3} \cdot 2 \cdot (2^4 -1) = \frac{4}{3} \cdot 15 = \frac{4}{3} \cdot 3 \cdot 5 = 20

Alternativa D.
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Re: Progressão geometrica 3

Mensagempor DanielRJ » Seg Out 04, 2010 22:44

Fantini escreveu:Se é uma progressão geométrica crescente, então q > 1. Essa informação será importante. Pelos dados do enunciado, temos que:

a_1 = \frac{2}{3}

\frac{S_4}{S_2} = 5

Vamos expandir a segunda equação:

S_4 = \frac{a_1 \cdot (q^4 -1)}{q - 1}

S_2 = \frac{a_1 \cdot (q^2 -1)}{q - 1}

\frac{S_4}{S_2} = \frac{ \frac{a_1 \cdot (q^4 -1)}{q - 1} } { \frac{a_1 \cdot (q^2 -1)}{q - 1} } = \frac {q^4 -1}{q^2 -1} = \frac{(q^2 +1)(q^2 -1)}{q^2 -1} = q^2 +1 = 5

Logo, q = 2.

Portanto, a_6 - a_2 = a_1 \cdot q^5 - a_1 \cdot 1 = a_1 q (q^4 -1) = \frac{2}{3} \cdot 2 \cdot (2^4 -1) = \frac{4}{3} \cdot 15 = \frac{4}{3} \cdot 3 \cdot 5 = 20

Alternativa D.


Bom obrigado. eu peguei as duas somas coloquei tudo em função de A1 e expandi. porque o resultado tambem não saiu correto?
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Re: Progressão geometrica 3

Mensagempor MarceloFantini » Seg Out 04, 2010 22:58

Não entendi o que você quer dizer. Pode dar a dedução inteira?
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Re: Progressão geometrica 3

Mensagempor DanielRJ » Seg Out 04, 2010 23:26

Fantini escreveu:Não entendi o que você quer dizer. Pode dar a dedução inteira?


Assim:

a_1+a_2+a_3+a_4

a_1+a_1.q+a_1.q^2+a_1.q^3

e depois substitui os a_1 então queria saber porque não deu certo.
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Re: Progressão geometrica 3

Mensagempor MarceloFantini » Ter Out 05, 2010 00:00

teVeja se o que você tentou foi isso:

\frac{a_1 + a_2 + a_3 + a_4}{a_1 + a_2} = \frac{a_1 + a_1 \cdot q + a_1 \cdot q^2 + a_1 \cdot q^3}{a_1 + a_1 \cdot q} = \frac{a_1 \cdot (1 + q + q^2 + q^3)}{a_1 \cdot (1 + q)} = \frac{1 + q + q^2 + q^3}{1 + q} = 5 \rightarrow q^3 + q^2 -4q -4 = 0 \rightarrow q^2 \cdot (q +1) - 4 \cdot (q+1) = 0 \rightarrow (q^2 -4) \cdot (q+1) = 0

Daí, tiramos que q=-1, q=-2 ou q=2. Como a progressão é crescente, a única possibilidade é q=2. Foi isso que você fez, ou que queria ter feito?
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Re: Progressão geometrica 3

Mensagempor DanielRJ » Ter Out 05, 2010 01:18

Fantini escreveu:teVeja se o que você tentou foi isso:

\frac{a_1 + a_2 + a_3 + a_4}{a_1 + a_2} = \frac{a_1 + a_1 \cdot q + a_1 \cdot q^2 + a_1 \cdot q^3}{a_1 + a_1 \cdot q} = \frac{a_1 \cdot (1 + q + q^2 + q^3)}{a_1 \cdot (1 + q)} = \frac{1 + q + q^2 + q^3}{1 + q} = 5 \rightarrow q^3 + q^2 -4q -4 = 0 \rightarrow q^2 \cdot (q +1) - 4 \cdot (q+1) = 0 \rightarrow (q^2 -4) \cdot (q+1) = 0

Daí, tiramos que q=-1, q=-2 ou q=2. Como a progressão é crescente, a única possibilidade é q=2. Foi isso que você fez, ou que queria ter feito?


è foi isso mesmo percebi que coloquei em evidencia erradamente obrigado ¬¬
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?