Pessoal, eu comecei bem... entendi perfeitamente o conceito do PFC, os quesitos são uma baba... É fácil de fazer e fácil de raciocinar. Porém percebi que PFC só se aplica as questões mais simples. Aquelas bem elaboradas que cai na prova eu não sei fazer...
Já tentei entender, sei diferenciar arranjo, combinação...
Mas qnd chega um quesito eu erro
Vou dar um exemplo...
''Em uma asembleia existem 8 deputados de um partido A e 9 de um partido B, quantas comissões bipartidárias podem ser constituidas com 5 desses elementos e com a maioria do partido A?''
Eu sei que a ordem não importa, por ex: ABBAA..BBAAA... Então sei que é uma combinação.
O primeiro passo foi feito, agora como vou montar?
Tem q ser feito AAAAB, AAABB, né isso? A resposta é 2646...
Mas eu ñ sei como fazer...
Outra....
''PARA ABrir um cofre eletronico deve-se digitar uma sequencia formada por quatro algarismos distintos sendo que o primeiro é o triplo do segundo. Uma pessoa que desconhece essa sequencia pretende abrir o cofre. Ql é o maior número possível de sequencias que ela deve digitar?
Mais uma vez sei que é combinação, mas qnd começo a pensar numa questões dessa, eu já sou induzido a pensar no metodo PFC... E me complico... Resp desse aí é 168
tem esse....
''considere 8 pontos num plano dos quais 4 estão em linha reta. O número n de triangulo que podemos formar com os 8 pontos dados é? Resp 52
essa questão eu faço por PFC, mas como fazer por fórmulas?
Considere os algarismos 0,1,2,3,6,7 e 9. Podemos formar com eles um certo número n de números naturais dotados de 4 algarismos distintos entrei si. Então n é igual a? (Resp 720)
Eu queria avançar pra probabilidade amanhã... só q to mto empacado nisso, só sei PFC