• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

4/088

4/088

Mensagempor Colton » Dom Jul 25, 2010 17:39

+
+

"Quais as progressões aritméticas nas quais a soma de dois termos quaisquer faz parte da progressão?"

Se eu tomar dois termos quaisquer: [ap = a1+(p-1)*r] + [aq = a1+(q-1)*r] chego a ap+aq = 2a1+(p+q-1-1)*r mas aí eu "empaco"...a resposta do livro é a1 = k*r, k Inteiro, isto é o primeiro termo da progressão tem que ser múltiplo da razão o que é claro, pois aí qualquer termo será múltiplo de r, assim como a soma de quaisquer termos...só eu não vislumbro os passos de ap+aq = 2a1+(p+q-1-1)*r até a1 = k*r, k Inteiro.
Agradeço uma orientação.

Gratos

Colton

+
+
Colton
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 17:14
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Administração
Andamento: formado

Re: 4/088

Mensagempor alexandre32100 » Qui Set 23, 2010 21:29

Bom começo.
Vou usar este mesmo caminho.
a_n=a_1+(n-1)\cdot r \rightarrow \text{ termo geral}
Dois termos aleatórios: a_p e a_q.
a_p+a_q=2a_1+(p+q-2)\cdot r
Compare a soma que você obteve com o termo geral.
Veja que na "fórumla" da soma de dois termos quaisquer temos 2a_1 e na do termo geral, apenas a_1, assim, a_1 tem de ser divisível por r para que a soma dos dois seja um termo da PA, algo do tipoa_p+a_q=a_1+(p+q+k-2)r onde k\cdot r=a_1 e é claro k\in \mathbb{Z} (usei k para ficar igual à solução do teu livro), afinal não existe o termo a_{0,5} numa progressão.
Não sei se consegui ser claro nessa explicação, mas é essa a ideia. Não creio que haja um forma 100\% algébrica para isso. :-D
alexandre32100
 

Re: 4/088

Mensagempor Colton » Sex Set 24, 2010 07:49

+
+
Gratos, Alexandre.
Colton

+
+
Colton
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 17:14
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Administração
Andamento: formado


Voltar para Progressões

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}