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SISTEMA LINEAR DÚVIDA

SISTEMA LINEAR DÚVIDA

Mensagempor Fernanda Lauton » Qui Jun 10, 2010 19:43

Também não consigo resolver esta daqui.

x + 2y - 3z = 6
2x - y + 4z = 2
4x + 3y - 2z = 14

Algém por gentileza poderia resolver pelo método de escalonamento e cramer por favor :-D
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Re: SISTEMA LINEAR DÚVIDA

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jun 11, 2010 06:43

Multiplicando a primeira equação por 2 e subtraindo da segunda, e multiplicando a primeira por 4 e subtraindo da terceira, temos:

x+2y-3z=6
5y-10z=10
5y-10z=10

Nós temos duas equações iguais, portanto não é um sistema que tenha solução única (ou, se você preferir, determinante diferente de zero). Assim, vou chamar z= \alpha. Isso implica que y = 2 + 2\alpha e x = 2 - \alpha. Portanto, as triplas ordenadas que são soluções do sistema são do tipo (2 - \alpha , 2 + 2\alpha, \alpha).
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Re: SISTEMA LINEAR DÚVIDA

Mensagempor Cleyson007 » Sex Jun 11, 2010 09:25

Olá Fernanda Lauton!

Vai uma ajuda quanto a Regra de Cramer:

Calculando o determinante da matriz dos coeficientes:

D= 
\begin{vmatrix}
   1 & 2 & -3 \\ 
   2 & -1 & 4 \\
   4 &  3 & -2 \\
\end{vmatrix}

D=2+32-18-12-12+8

Ao resolver o determinante, você verá que D=0. Como o Fantini disse, não se trata de um problema que tenha solução única, pois D\neq0. E como foi dito na resolução de um outro problema que você enviou, não vale a pena resolver usando a Regra de Cramer.

Comente qualquer dúvida :y:

Até mais.
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Re: SISTEMA LINEAR DÚVIDA

Mensagempor Fernanda Lauton » Sex Jun 11, 2010 12:15

Então quer dizer que se o determinante for zero, e se o sistema for indeterminado e não impossível então eu não posso deduzir os valores de x, y e z porque as combinações possíveis entre eles são infinitas?
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Re: SISTEMA LINEAR DÚVIDA

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jun 12, 2010 12:37

Mais ou menos. O determinante ser zero quer dizer que ele não tem solução única, ponto. Você não pode afirmar se é impossível ou indeterminado. O primeiro quer dizer que nenhum ponto satisfaz, o segundo quer dizer que infinitos fazem.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?