por Lucio Martins » Qua Mai 12, 2010 19:34
Em uma piramide quadrangular regular a aresta lateral mede 5 cm a e altura mede 4 cm . o volume em cubico ( cm3) é:
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por Molina » Qua Mai 12, 2010 19:50
Lucio Martins escreveu:Em uma piramide quadrangular regular a aresta lateral mede 5 cm a e altura mede 4 cm . o volume em cubico ( cm3) é:
Boa noite.
Use a fórmula do Volume:

A altura você tem. A área da base é fácil descobrir pois é informado o lado do quadrado.

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por Douglasm » Qui Mai 13, 2010 12:12
Olá Lúcio. É como o Molina disse, use a fórmula do volume. Só cuidado quando for determinar a área da base, pois é fornecida a aresta lateral e não o lado da base. Usando o teorema de Pitágoras você pode determinar metade da diagonal da base e, ai sim, descobrir o lado do quadrado. Desenhe com cuidado que não tem erro.
Até a próxima.
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por MarceloFantini » Qui Mai 13, 2010 21:05
Se é uma pirâmide quadrangular regular, supostamente todas as arestas são iguais. O enunciado deveria ter dito "pirâmide de base quadrangular regular".
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por Douglasm » Qui Mai 13, 2010 22:03
Pirâmide regular é uma pirâmide cuja base é um polígono regular e a projeção ortogonal do vértice sobre o plano da base é o centro da base. Numa pirâmide regular as arestas laterais são congruentes e as faces laterais são triângulos
isósceles congruentes .
Essa é a definição formal que encontrei no livro (Fundamentos da Matemática Elementar 10). Eu não creio que o fato da pirâmide ser regular implique que todas as arestas sejam iguais. Mas vamos testar:
Supondo que todas as arestas são iguais e fazendo o que eu disse anteriormente, vamos verificar que é uma afirmação falsa: (d = diagonal do quadrado)

Deste modo a diagonal
d é igual a 6, e o lado do quadrado é

.
Num caso geral de pirâmide quadrangular regular, pode-se verificar que as arestas (representadas aqui por
x) só serão todas iguais quando

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por MarceloFantini » Qui Mai 13, 2010 22:11
Eu já havia feito a verificação aqui pra confirmar, mas não sabia a definição precisa de pirâmide regular. Obrigado pelo esclarecimento!
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por Douglasm » Qui Mai 13, 2010 22:15
Já me confundi bastante em outros tempos, por isso é tão importante a definição formal para que não erremos mais!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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