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Poema Matemático

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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Poema Matemático

Mensagempor Molina » Sáb Mai 23, 2009 14:47

... "Às folhas tantas do livro de matemática, um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita.
... Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base.
... Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide, corpo ortogonal, seios esferóides.
... Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito.
... "Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical.
... "Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa".
... E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética, corresponde a almas irmãs, primos entre-si.
... E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas senoidais.
... Nos jardins da quarta dimensão, escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas e os exegetas do universo finito.
... Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim, resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar, uma perpendicular.
... Convidaram os padrinhos: o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro, sonhando com uma felicicdade integral e diferencial.
... E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia.
... Foi então que surgiu o máximo divisor comum, frequentador de círculos concêntricos viciosos, ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.
... Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade.
... Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema, ele era a fração mais ordinária.
... Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade, como, aliás, em qualquer Sociedade"

Autor: Millor Fernandes
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Re: Poema Matemático

Mensagempor Cleyson007 » Dom Mai 24, 2009 20:05

Boa noite Molina!

Tenho que citar esse poema de Millor Fernandes :-O

Que sabedoria e criatividade na criação desse poema!!

Um abraço.
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Re: Poema Matemático

Mensagempor Molina » Sex Mai 29, 2009 01:38

Desculpe o meu descuido.

O poema já havia sido citado aqui no ajudamatematica.

Abraços!
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Re: Poema Matemático

Mensagempor ginrj » Qui Jun 11, 2009 18:13

emocionante :-D , matematica é uma coisa linda
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Re: Poema Matemático

Mensagempor Elcioschin » Qui Set 24, 2009 14:45

Infelizmente o Millor cometeu uma falha matemática. O correto seria:

"Eu sou a raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa".
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Re: Poema Matemático

Mensagempor Molina » Qui Set 24, 2009 14:53

Elcioschin escreveu:Infelizmente o Millor cometeu uma falha matemática. O correto seria:

"Eu sou a raiz quadrada da soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa".


Muito bem notado Elcio.

Ou poderia ser assim:

Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa².
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Re: Poema Matemático

Mensagempor karloschagas » Seg Mai 03, 2010 17:14

Elcioschin...

Que perspicácia a sua, eu já havia lido este artigo mais de 10 vezes e juro que ainda não tinha notado este erro gritante.
Deve ser porque ele entorpece a aquem o lê.
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Re: Poema Matemático

Mensagempor Elcioschin » Seg Mai 03, 2010 18:37

karloschagas

Aos escritores poetas, pintores, escultores e demais artistas estes pequenos deslizes são permitidos!!!

O mesmo ocorre com matemáticos que ao verem uma obra de arte erram o nome do autor ou da obra!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?