• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Aplicação de Função Exponencial

Aplicação de Função Exponencial

Mensagempor Bruhh » Seg Mar 22, 2010 16:47

Opaa, olha eu aqui de novo, rsrsrs!
Bom dessa vez estou com duas dúvuidas...
A primeira é em relação a este problema:


*Numa certa cultura existem 1000 bactérias em determinado instante. Após 10 minutos, existem 4000.Quantas bactérias existirão em 1 hora, sabendo que elas aumentam através da fórmula P=Po .{e}^{k.t} , em que P é o nº de bactérias, t é o tempo em horas e k é a taxa de crescimento?
- - -Eu não sei como calcular a taxa de crescimento, alguém ajuda??O restante do problema eu sei como resolver mas não sei como descubro a taxa.
--------------------------------:D-------------------------:)------------------;)----------------:P--------------XD---------------------------------

*A mortalidade infantil do Senegal está sendo reduzida a uma taxa de 10% ao ano.Quanto tempo levará para que a mortalidade infantil seja reduzida a 50%, sabendo que essa situação pode ser modelada pela função exponencial y=yo.{b}^{t}

- - -E nessa questão eu não sei como achar um número em anos, se o problema se me fornece as porcentagens de redução

Obrigadaa mais uma vez
;**
Bruhh
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 14:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Bacharelado em Eng. Química
Andamento: cursando

Re: Aplicação de Função Exponencial

Mensagempor Elcioschin » Seg Mar 22, 2010 19:10

P = Po*e^(k*t)

Para t = 0 -----> P = 1 000 ----> 1 000 = Po*e^(k*0) ----> 1 000 = Po*e^0 ----> 1 000 = Po*1 ----> Po = 1 000

Para t = 10 min = 1/6 h ----> P = 4 000 ----> 4 000 = 1 000*e^(k/6) ----> e^(k/6) = 4 ---> e^k = 4^6 ----> e^k = 1 296

Para k = 1 k ------> P = 1 000*e^(k*1) ----> P = 1296*(e^k) -----> P= 1 000*1 296 -----> P = 1 296 000

Faça vc agora o outro, lembrando que b = 0,9
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?