Boa tarde,
Quero provar a um amigo, a situação seguinte que ocorreu no outro dia na vida real:
Se numa rodovia de pista múltipla que possui 3 faixas de rolamento na mesma direção e entretanto tem uma saida para um posto de abastecimento, o que muita galera quando pela manhã o tráfego está pegando feio, é usar a saída do posto de abastecimento para entrar mais na frente, e assim ultrapassar outros veiculos.
O que eu quero provar ao meu amigo, é que embora seja pura sacanagem, ainda assim pelo facto que mais carros usam a saida para o posto de abastecimento para ultrapassar os veiculos que estão andando muito devagar na fila, que ajuda a fluir o tráfego, e que todos os carros vão chegar mais depressa ao seu destino.
Ele diz que não, que usar aquela saida não vai tornar o percurso mais rápido para todos os carros, apenas os carros que usam a saida do posto de abastecimento e voltam a entrar na faixa mais a frente é que vao chegar na frente. Eu até poderia concordar com ele se todos os carros rodassem na mesma velocidade,mas ainda assim fico com dúvidas, mas como nunca é esse o caso, pois embora o tráfego seja efetivamente lento, o facto de durante um pequeno periodo de tempo haver essa suposta 4 faixa de rolamento, então todos os carros vao chegar mais cedo no seu destino, correto.
Como posso provar para ele, matematicamente?
Muito Obrigado

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo
. O triângulo é retângulo com catetos
e
, tal que
. Seja
o ângulo complementar. Então
. Como
, o ângulo que o afixo
formará com a horizontal será
, então
. Como módulo é um:
.