por zenildo » Seg Mai 23, 2016 13:36
Não consegui achar a resposta dessa questão. Tentei, porém consegui. Alguém, por favor me ajuda?
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zenildo
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por zenildo » Ter Mai 24, 2016 11:00
Estive analisando essa questão. Estou cônscio que o raciocínio seja o seguinte: a posição do raio na circunferência e o ângulo estabelecido nele determina se ele será cosseno ou seno. Além disso, percebemos que o valor do raio será igual em quaisquer posições da circunferência a medida que o comprimento do arco possui a mesma extensao do raio.Dessa forma,quando a questão diz:
4senA-10senB=0. Evidencia-se, pois uma relação de igualdade a partir destes dois membros: 4senA=10senB. Por outro lado, temos que saber deles serem de ângulos diferentes pela ocasião de haver: A e B. Avalia-se, a falta do cosseno para estabelecer as tangentes, logo estamos percebendo está numa Relação Fundamental!
Então fica:
4SenA=10senB
4CosB=10senB
4/10=senB/cosB
Tg= 2/5
4SenA=10SenB
4senA=10cosA
SenA/cosA= 10/4
SenA/cosA=5/2
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por nakagumahissao » Qui Mai 26, 2016 02:34
Tem-se um sistema de equações:
![a + b = 90 \;\;\;\;[1] a + b = 90 \;\;\;\;[1]](/latexrender/pictures/a94dd4b3bb77180e3f46846f074f2ef1.png)
e
![4 \sin a - 10 \sin b = 0 \;\;\;\;[2] 4 \sin a - 10 \sin b = 0 \;\;\;\;[2]](/latexrender/pictures/74617189798fa333f0a2dd85fa03e5c1.png)
Trocando a em [2] por a = 90 - b e usando o seno das somas, você vai encontrar o tan b. Trocando b por b = 90 - a e usando o seno das somas, você acabará encontrando a tangente de a. Tente.

lembrando que cos(-x) = cos(x) e que sen(-x) = -sen(x)
As respostas sao

Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por Daiane kelly » Seg Mar 24, 2008 22:38
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por Umbus » Sáb Out 18, 2008 14:12
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Sáb Jun 20, 2009 15:51
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por VanessaFontela » Qui Dez 04, 2008 10:32
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por GABRIELA » Seg Set 21, 2009 17:28
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por GABRIELA » Ter Set 22, 2009 16:35
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Qui Set 24, 2009 16:29
Sistemas de Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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