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Vestibular Cederj Potencia e Frações

Vestibular Cederj Potencia e Frações

Mensagempor lero2007 » Sex Jun 26, 2015 14:25

Olá a todos. Estou com problemas para resolver a seguinte questão:
Sabendo-se que 2,777... = 2 +\frac{7} {10} + \frac {7}{10^2} + ...
e 0,111... = \frac{1} {10} + \frac{1}{10^2}... conclui-se que (2,777)^{0,5} + (0,111...)^{0,5} é igual a:

(A) 1,444...
(B) 2
(C) 2,888...
(D) 3


Eu tentei a achar a fração motriz de 2,777... e 0,111....
Eu encontrei, respectivamente,
\frac{25}{9} e \frac{1} {9}.

Eu manti o expoente inalterado:
\frac{25}{9}^{0,5} e \frac {1}{9}^{0,5}


Aí eu tranformei esse 0,5 em fração \frac{1} {2} e fiz a raiz quadrada. Aí q empatei e tentei transformar \frac {1} {2} em \frac{2} {4} Isso é possível? Pq assim consegui resolver, mas nao foi certo.

Obrigado pela atenção de todos
lero2007
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Re: Vestibular Cederj Potencia e Frações

Mensagempor Cleyson007 » Sex Jun 26, 2015 15:40

lero2007, boa tarde!

Eu nem cheguei a analisar sua resolução.. Quando você chega em (25/9)^0,5 isso é o mesmo que raiz quadrada de (25/9) = 5/3. Da mesma forma, (1/9)^0,5 é o mesmo que raiz quadrada de (1/9) = 1/3.

5/3 + 1/3 = 6/3 = 2

É essa a dúvida?
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Re: Vestibular Cederj Potencia e Frações

Mensagempor lero2007 » Sex Jun 26, 2015 16:22

Cleyson007 escreveu:lero2007, boa tarde!

Eu nem cheguei a analisar sua resolução.. Quando você chega em (25/9)^0,5 isso é o mesmo que raiz quadrada de (25/9) = 5/3. Da mesma forma, (1/9)^0,5 é o mesmo que raiz quadrada de (1/9) = 1/3.

5/3 + 1/3 = 6/3 = 2

É essa a dúvida?

Meu deus, cara, como sou estúpido. Putz. Irmão, muito obrigado... Obrigado mesmo!
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Re: Vestibular Cederj Potencia e Frações

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Jun 27, 2015 09:36

Foi um prazer ajudar lero2007 :y:

Precisando estou a disposição!

Caso queira conhecer melhor o nosso serviço nos contacte: viewtopic.php?f=151&t=13614

Abraço e bons estudos
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?