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Dificuldade resolução

Dificuldade resolução

Mensagempor Alvadorn » Sáb Fev 20, 2010 12:55

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Gente eu to com uma pequena dificuldade na resolução dessa questão, eu não estou sabendo utilizar o dado fornecido pela mesma, em função do segmento requisitado, o BD
Alguém poderia me encaminhar como iniciar a solução da mesma?

Desde já agradeço a atenção!
Alvadorn
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Re: Dificuldade resolução

Mensagempor Rodrigo Tomaz » Sáb Fev 20, 2010 14:24

Bom dia!
Estava dando uma olhadinha em sua questão e espero poder ajudá-lo.

No enunciado fornece apenas os ângulos e um lado.
Se você observar o angulo do vértice A é dividido em dois, um de 30° outro de 90°, formando um angulo de 120°.
O angulo do vértice C, também dividido em dois, mede ao todo 90°. Para saber quanto mede a parte restante subtrai-se com os 60º dados obtendo-se 30°.
Se formos olhar como resultou, teremos um triângulo ACE, com ângulos 120°,30 e 30°.

Como o triâgulo observado acima tem dois ângulos iguais, obrigatoriamente terá dois lados iguais (é um triângulo isósceles).
O lado fornecido AE, que mede 6cm, pertence ao triângulo e por não ser oposto ao ângulo diferente o lado AC terá o mesmo valor de 6cm.
Como o lado desejado pertence ao retângulo ABCD, e no mesmo AB=CD e AC=BD logo AC=BD=6cm

Essa questão também pode ser resolvida por outras linhas de raciocínio. Outra por exemplo seria fazer o jogo de senos, cossenos e tangentes descobrindo lado por lado até então chegar no valor desejado.

Eu acho que é isso,
Espero ter te ajudado
Anexos
questao1.jpg
Rodrigo Tomaz
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Re: Dificuldade resolução

Mensagempor Alvadorn » Dom Fev 21, 2010 16:32

Sua resposta está certíssima, mas meu objetivo era resolver através de senos e cossenos, mas graças ao seu raciocínio eu consegui chegar a resposta através dos senos. Muito obrigado novamente!
Alvadorn
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?