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Quantas famílias?

Quantas famílias?

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Jan 09, 2010 13:04

Olá, boa tarde!

Resolvi a questão abaixo, mas não encontrei o resultado do gabarito. Alguém pode me ajudar?

Se 12 recenseadores visitam 1440 famílias em 5 dias de trabalho de 8 horas por dia, quantas famílias serão visitadas por 5 recenseadores, em 6 dias, trabalhando 4 horas por dia?

Montei a seguinte tabela:

Imagem

Resolvendo:

\frac{1440}{x}=\left(\frac{12}{5} \right)\left(\frac{6}{5} \right)\left(\frac{8}{4} \right)

Encontrei x=250.

O gabarito aponta 360 famílias como resposta correta.

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Re: Quantas famílias?

Mensagempor Molina » Sáb Jan 09, 2010 14:14

Boa tarde, Cleyson.

Realmente essas regras de 3 compostas confundem a mente.

Sua tabela é uma boa forma de começar o problema, mas vou fazer de uma forma diferente:

Pelo enunciado, 12 recenseadores visitam 1440 famílias em 5 dias de trabalho de 8 horas por dia. Ou seja, 12 recenseadores, trabalhando 40h (5d*8h), atendem 1440 família.

Continunado o enunciado, temos que 5 recenseadores, em 6 dias, trabalhando 4 horas por dia, atendem x famílias. Ou seja, 5 recenseadores, trabalhando 24h (6d*4h), atendem x famílias.

Agora esses dados que estão sublinhados você vai colocar numa tabela. Note que diminuimos um dado, ficando apenas com o total de horas trabalhadas.

TABELA.JPG

\frac{480}{120}=\frac{1440}{x}\Rightarrow x=360

:y:
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Re: Quantas famílias?

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Jan 09, 2010 17:18

Boa tarde Molina!

Realmente, por esse método é bem mais fácil e menos confuso!

Não havia pensado dessa forma..

Analisando sua resolução, constatei que reduziu a regra à três colunas. Pelo que pude perceber, ainda dava para reduzir mais ainda, não é?

Veja: 12 recenseadores estão trabalhando durante 40 horas. Logo, para 1 recenseador fazer todo o serviço precisaria trabalhar (40*12) 480 hs.

Da mesma forma, 5 recenseadores estão trabalhando durante 24 horas. Logo, para 1 recenseador fazer todo o serviço precisaria trabalhar (24*5) 120 hs.

Montando a regra de três, encontra-se o mesmo resultado:

\frac{1440}{x}=\frac{480}{120}

x=360

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Re: Quantas famílias?

Mensagempor Molina » Sáb Jan 09, 2010 18:41

É isso mesmo, dava pra reduzir mais uma vez! :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?