• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Relação entre pi e radiano

Relação entre pi e radiano

Mensagempor studieren » Sex Jan 01, 2010 23:03

Gostaria de entender melhor a relação entre os dois. Por exemplo, em um círculo nós temos 360º; no rad, 2\Pi* rad

\Pi vale 3,14 e 180º. Eis a dúvida de conversão. Quando o rad vier multiplicado por último na expressão ( 2\Pi* rad ) , o valor será de 3,14 ? Quando não houver rad, o valor virá em graus ?

Eu vi uma demonstração do valor do rad, mas não entendi claramente. Eles circunscreveram um hexágono. A razão entre uma "corda", que é ligada a dois vértices do hexágono, e o raio do círculo era igual a 1 rad.

Mas tá meio misturado na minha cabeça, e eu queria entender melhor as relações, para não esquecer "essas misturas de informação" daqui alguns dias.

Grato.
studieren
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 22:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Relação entre pi e radiano

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jan 02, 2010 02:05

Boa noite Studieren!

\pi nada mais é do que o número de vezes que o raio cabe em um arco de circunferência de 180°. É como se pegássemos o raio e o 'escorregássemos' no arco. Ele caberia 3 vezes e mais um pouquinho, que é o que vem depois da vírgula. Por isso o nome 'radiano'.

Quando o enunciado disser um intervalo fechado, por exemplo: {[0,2\pi]} está em radianos. Ele pode dizer também {[0,6]}. Quando vier em graus ele te dirá. Em geral, eles não misturam graus com radianos. No segundo exemplo, note que não é uma volta completa (360°), pois então seria {2\pi} (aproximadamente 6,28).

Espero ter esclarecido.

Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Geometria Plana

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59