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PROBLEMA MATEMÁTICO DO 1º GRAU COMBINADO COM FUNÇÃO DO 1º GR

PROBLEMA MATEMÁTICO DO 1º GRAU COMBINADO COM FUNÇÃO DO 1º GR

Mensagempor rcpn » Ter Abr 08, 2014 11:03

UMA DONA DE CASA COMPRA CARNE E PEIXE, NUM TOTAL DE MENSAL DE 30KG. O PREÇO DE CADA KG DE CARNE É 15 REAIS E CADA KG DE PEIXE É 18 REAIS. PEDE-SE:

a) O GASTO DE 1 MÊS EM QUE A DONA DE CASA COMPROU 10 KG DE PEIXE:
B)A SENTENÇA Q PERMITE CALCULAR O GASTO MENSAL(G), EM REAIS, EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE PEIXE (P) EM KG COMPRADA NO MES.

obs: TENTEI ENTENDER ESSA QUESTÃO ATRAVÉS DE UM SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU, MAS NÃO FOI POSSÍVEL JÁ QUE A PERGUNTA DA LETRA A) PARECE DESCARTAR A POSSIBILIDADE DE USARMOS A CARNE. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DOS AMIGOS DESTA PÁGINA.
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Re: PROBLEMA MATEMÁTICO DO 1º GRAU COMBINADO COM FUNÇÃO DO 1

Mensagempor Russman » Qua Abr 09, 2014 00:12

Façamos G=G(c,p). A função G é o gasto total mensal da compra de p kilogramas de peixe e c kilogramas de carne.

Do enunciado, G(c,p) = 15c + 18p. Concorda?

Se sim, note ainda que a quantidade de kilogramas TOTAL de carne e peixe deve ser de 30 kg. Assim, para qualquer gasto G é preciso que c+p=30. Daí, c = 30-p e a função passa a depender somente explicitamente de p.

G(p) = 15(30-p) + 18p =450 -15p+18p =450 + 3p.

Se foram comprados 10 kg de peixe, então o gasto foi de G(10) = 450 + 3*10 = 480.

Veja que se foram comprados 10 kg de peixe então , necessariamente, a quantidade de carne foi de 20 kg. Esses números podem ser substituídos em G(c,p) e você encontrará o mesmo valor.

G(20,10) = 15*20 + 18*10 = 300 + 180 = 480

(:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?