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Números Críticos

Números Críticos

Mensagempor Cleyson007 » Ter Jan 28, 2014 18:42

Encontre os números críticos da função g(t)=\left|3t-4 \right|.
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Re: Números Críticos

Mensagempor Man Utd » Ter Jan 28, 2014 19:44

Como sabemos da teoria que no ponto crítico a derivada é f'(t)=0 ou a derivada não existe.


Veja o gráfico da função g(t)=3t-4 :


Forum ajudamtematica 1.png




agora veja o gráfico da função : g(t)=|3t-4| :

Forum ajudmatematica 2.png
Forum ajudmatematica 2.png (11.68 KiB) Exibido 2631 vezes




A função modular rebate a parte negativa da função, e veja que justamente depois da raiz de g(t)=3t-4 que é t=\frac{4}{3} a função assume valores negativos, então a função modular rebate esta parte negativa formando uma espécie de "bico" .Nesse "bico" a função não é derivavél, se quiser confimar vc pode derivar pela definição:


Sabemos que a função módulo, é uma função definida por partes:


g(t)=\left\{\begin{matrix}
3t-4, \;\; se \;\; t \geq \frac{4}{3}   \\ 
 -(3t-4), \;\;  se  \;\; t<\frac{4}{3} \\ 
\end{matrix}\right.



\lim_{ t \rightarrow (\frac{4}{3})^{+}} \; \frac{f(t)-f(\frac{4}{3})}{t-\frac{4}{3}}

\lim_{ t  \rightarrow (\frac{4}{3})^{-}} \; \frac{f(t)-f(\frac{4}{3})}{t-\frac{4}{3}}
Editado pela última vez por Man Utd em Qua Jan 29, 2014 15:45, em um total de 4 vezes.
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Re: Números Críticos

Mensagempor Cleyson007 » Ter Jan 28, 2014 20:00

Bom, havia pensado da seguinte forma:

g(t)=\left\{\begin{matrix}
3t-4,\,se\,3t-4\geq 0 & \\ 
 -(3t-4),\,se\,3t-4< 0& 
\end{matrix}\right.

Sei também que a deriada da primeira linha dará 3 e da segunda linha dará -3, mas não conclui o raciocínio.
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Re: Números Críticos

Mensagempor Russman » Ter Jan 28, 2014 23:16

O ponto crítico é em t=\frac{4}{3} pois neste a derivada não se define e este ponto pertence ao domínio de g(t).
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Re: Números Críticos

Mensagempor Man Utd » Qua Jan 29, 2014 00:19

Cleyson007 escreveu:Bom, havia pensado da seguinte forma:

g(t)=\left\{\begin{matrix}
3t-4,\,se\,3t-4\geq 0 & \\ 
 -(3t-4),\,se\,3t-4< 0& 
\end{matrix}\right.

Sei também que a deriada da primeira linha dará 3 e da segunda linha dará -3, mas não conclui o raciocínio.


Vc fez a derivada em qual ponto ?
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Re: Números Críticos

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jan 29, 2014 08:11

Man Utd e Russman, estou pensando da seguinte forma:

A derivada de g é representada com o intervalo aberto, logo a derivada não está definida no ponto t = 4/3 que é o ponto crítico.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?