por arnoanderson » Sáb Nov 28, 2009 12:14
Estou com dificuldade no seguinte problema
Um quadrado de lado L está se expandindo segundo a equação:

onde

Preciso encontrar a taxa de variação.(Que é a derivada, não?)
Sei que o resultado é 48, porém derivando a função e multiplicando pelos lados do quadrado não chego nesse valor. Somente chego ao valor 48 quando aplico diretamente a função, sem aplicar a derivada. Queria saber porquê.
Obrigado
(Obs, coloquei no tópico errado)
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por Elcioschin » Sáb Nov 28, 2009 18:14
Acho que deve ser taxa de variação da área do quadrado, embora vc não tenha dito isto no enunciado:
L = 2 + t²
S = L² ----> S = (2 + t²)² ----> S = t^4 + 4*t² + 4
S' = 4*t³ + 8*t ----> S' = 4*(2³) + 4*(2²) ----> S' = 32 + 16 ----> S' = 48
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por arnoanderson » Seg Nov 30, 2009 19:29
Oi Elcioschin.
É exatamente isso que você disse, taxa de variação da área do quadrado.
Tinha feito isso. O que me deixou na dúvida é que não derivei a função

, mas sim apliquei diretamente. Acredito que a dúvida nesse caso é mais "conceitual" mesmo. Quando é solicitada taxa de variação não é necessário derivar a função? Ex.Y=

-->

(Que daria outro resultado, errôneo nesse caso)
Isso que não entendi.
Obrigado!
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por Elcioschin » Seg Nov 30, 2009 21:06
arnoanderson
Primeiro vamos relembrar algo básico: A área S de um quadrado de lado L é dada por S = L².
O lado do quadrado do seu problema é uma função dada por L(t) = 2 + t²
Esta função mostra como varia o lado do quadrado com o tempo: note que o lado aumenta com o tempo.
Se você derivar a função acima você estará calculando a "taxa de variação do LADO do quadrado".
O que o problema pede é a "taxa de variação da ÁREA do quadrado"
Assim, você está derivando a função ERRADA.
À medida em que o lado do quadrado vai aumentando, a área dele também vai aumentando.
A área S(t) do quadrado será uma NOVA função, dada por:
S(t) = [L(t)]² -----> S(t) = (2 + t²)² ----> S(t) = t^4 + 4*t² + 4
Para saber qual é a "taxa de variação da ÁREA do quadrado" deve-se derivar esta NOVA função S(t):
S '(t) = 4*t³ + 8*t
Para t = 2 a "taxa de variação da ÁREA" valerá ----> S '(2) = 4*2³ + 8*2 -----> S '(2) = 48
Deu para entender agora?
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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