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Dúvida com problema sobre taxa de variação

Dúvida com problema sobre taxa de variação

Mensagempor arnoanderson » Sáb Nov 28, 2009 12:14

Estou com dificuldade no seguinte problema

Um quadrado de lado L está se expandindo segundo a equação:
l=2+t^2

onde t = 2
Preciso encontrar a taxa de variação.(Que é a derivada, não?)
Sei que o resultado é 48, porém derivando a função e multiplicando pelos lados do quadrado não chego nesse valor. Somente chego ao valor 48 quando aplico diretamente a função, sem aplicar a derivada. Queria saber porquê.

Obrigado

(Obs, coloquei no tópico errado)
arnoanderson
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Re: Dúvida com problema sobre taxa de variação

Mensagempor Elcioschin » Sáb Nov 28, 2009 18:14

Acho que deve ser taxa de variação da área do quadrado, embora vc não tenha dito isto no enunciado:

L = 2 + t²

S = L² ----> S = (2 + t²)² ----> S = t^4 + 4*t² + 4

S' = 4*t³ + 8*t ----> S' = 4*(2³) + 4*(2²) ----> S' = 32 + 16 ----> S' = 48
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Re: Dúvida com problema sobre taxa de variação

Mensagempor arnoanderson » Seg Nov 30, 2009 19:29

Oi Elcioschin.
É exatamente isso que você disse, taxa de variação da área do quadrado.
Tinha feito isso. O que me deixou na dúvida é que não derivei a função 2+t^2, mas sim apliquei diretamente. Acredito que a dúvida nesse caso é mais "conceitual" mesmo. Quando é solicitada taxa de variação não é necessário derivar a função? Ex.Y= 2+t^2 --> Y'=2*t (Que daria outro resultado, errôneo nesse caso)

Isso que não entendi.

Obrigado!
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Re: Dúvida com problema sobre taxa de variação

Mensagempor Elcioschin » Seg Nov 30, 2009 21:06

arnoanderson

Primeiro vamos relembrar algo básico: A área S de um quadrado de lado L é dada por S = L².

O lado do quadrado do seu problema é uma função dada por L(t) = 2 + t²
Esta função mostra como varia o lado do quadrado com o tempo: note que o lado aumenta com o tempo.

Se você derivar a função acima você estará calculando a "taxa de variação do LADO do quadrado".
O que o problema pede é a "taxa de variação da ÁREA do quadrado"
Assim, você está derivando a função ERRADA.

À medida em que o lado do quadrado vai aumentando, a área dele também vai aumentando.

A área S(t) do quadrado será uma NOVA função, dada por:

S(t) = [L(t)]² -----> S(t) = (2 + t²)² ----> S(t) = t^4 + 4*t² + 4

Para saber qual é a "taxa de variação da ÁREA do quadrado" deve-se derivar esta NOVA função S(t):

S '(t) = 4*t³ + 8*t

Para t = 2 a "taxa de variação da ÁREA" valerá ----> S '(2) = 4*2³ + 8*2 -----> S '(2) = 48

Deu para entender agora?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?