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por Pessoa Estranha » Dom Dez 08, 2013 17:26
"De quantos modos é possível comprar 4 sorvetes numa loja que oferece 7 sabores ?"
Por que não posso fazer 7.7.7.7 ?
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por BrunoLima » Dom Dez 15, 2013 20:32
do jeito que vc perguntou, um sorvete de Baunilha,chocolate,morango e cereja (nessa ordem). seria diferente de um De Chocolate,morango,cereja e baunilha.. mas sabemos que nesse caso a ordem não torna o sorvete diferente.
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por Pessoa Estranha » Dom Dez 15, 2013 20:57
Muito Obrigada por responder. Concordo com você, mas mesmo que retirarmos as permutações possíveis, ou seja, dividir por 4!, continua errado. Existe um método para resolver, porém não gosto de ficar "decorando" coisas desse tipo. Prefiro raciocinar, mas não consigo entender o motivo pelo qual o meu pensamento não funciona. E, sim, você está certo, devemos retirar as permutações possíveis, mas, infelizmente, também não nos fornece o resultado correto.
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por BrunoLima » Dom Dez 15, 2013 21:00
Tente fazer por combinação e me diga se encontrou o resultado correto..
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por Pessoa Estranha » Dom Dez 15, 2013 21:08
Oi.... Como você sugeriu, usando a Fórmula da Combinação, obtive o resultado 280, mas a resposta certa é 210.
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por BrunoLima » Dom Dez 15, 2013 21:20
Nesse caso pode haver repetição, então deve ser feita uma combinação com reptição
Fórmula: Cr(m,p)=C(m+p-1,p)
no nosso caso fica: Cr(7,4)= C(7+4-1,4) Tente fazer!
Obs: refaça a combinação que você fez e encontrou o resultado 280!
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por Pessoa Estranha » Dom Dez 15, 2013 22:02
Não tinha enxergado como uma combinação com repetições. O que estava no meu raciocínio era, ou daquela maneira que sugeri, ou através de uma método com pontos e traços, que, na verdade, não me agradou muito, pois, ao invés de pensar em casos e que, para cada um, uma fórmula deve ser usada, gosto mais de tentar resolver como eu estava sugerindo. Bom, muito obrigada pela sua ajuda! Às vezes não podemos fugir dos casos e suas fórmulas .... Enfim, valeu!
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por BrunoLima » Qua Dez 18, 2013 16:10
Não tente fugir das fórmulas, o raciocínio é sim o mais importante, mas no caso da análise combinatória o raciocínio está em entender o que contar e utilizar a forma correta.
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BrunoLima
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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