por jpreis » Seg Jul 15, 2013 23:10
Fala Galera, blz? Peço a gentileza de me ajudar no seguinte problema:
"Num determinado circuito elétrico, a corrente 'I' é dada, em função da voltagem 'V', da resistência 'R' e da indutância 'L' por
![I = \frac{V}{\sqrt[2]{{R}^{2}+10.{L}^{2}}} I = \frac{V}{\sqrt[2]{{R}^{2}+10.{L}^{2}}}](/latexrender/pictures/e5cbbd819763792edfd0eaf70d035b72.png)
. No instante em que 'V' é 210 volts, R é igual a 3 ohms e está decaindo a uma taxa de 0,1 ohms por segundo, enquanto que 'L' é igual a 2 henrys e está crescendo a uma razão de 0,05 henrys por segundo. Qual deve ser a variação de 'V', neste instante, para que a corrente permaneça constante?". Resposta = 3 volts por segundo.
COMO TENTEI RESOLVER: primeiro achei o valor de I através da substituição dos valores fornecidos pelo enunciado na equação
![I = \frac{V}{\sqrt[2]{{R}^{2}+10.{L}^{2}}} I = \frac{V}{\sqrt[2]{{R}^{2}+10.{L}^{2}}}](/latexrender/pictures/e5cbbd819763792edfd0eaf70d035b72.png)
, ficando desta forma:
![I = \frac{210}{\sqrt[2]{49}} = 30 I = \frac{210}{\sqrt[2]{49}} = 30](/latexrender/pictures/6fcf1c943af983c604e6cc3e103f0bd9.png)
. Após encontrar o valor de I, este foi igualado às derivadas de I em função das variáveis

e multipliquei cada derivada parcial por sua respectiva taxa de variação

; lembrando que o valor que quero encontrar é

; assim ficou:

.
Resolvendo as derivadas, encontrei:
![\frac{\partial I}{\partial V} = \frac{1}{\sqrt[2]{{R}^{2}+10.{L}^{2}}} \frac{\partial I}{\partial V} = \frac{1}{\sqrt[2]{{R}^{2}+10.{L}^{2}}}](/latexrender/pictures/5188559259bcaf6892cdd4568d69f646.png)
;
![\frac{\partial I}{\partial R} = \frac{V}{L.\sqrt[2]{10}}.-\frac{1}{{R}^{2}} \frac{\partial I}{\partial R} = \frac{V}{L.\sqrt[2]{10}}.-\frac{1}{{R}^{2}}](/latexrender/pictures/e597083528a8fa235ef71e3aed37b69f.png)
; e
![\frac{\partial I}{\partial L} = \frac{V}{R.\sqrt[2]{10}}.-\frac{1}{{L}^{2}} \frac{\partial I}{\partial L} = \frac{V}{R.\sqrt[2]{10}}.-\frac{1}{{L}^{2}}](/latexrender/pictures/336bcda187ceec6ab911e2912aaecf7d.png)
.
Fazendo desta forma encontrei um valor na ordem de 200, ou seja, muito distante da resposta correta (3 volts/s). Refiz diversas vezes e não saiu deste resultado.
Desde já agradeço a ajuda. Forte abraço!
jpreis
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por Russman » Ter Jul 16, 2013 00:36
O seu problema é inteiramente de Cálculo Diferencial. Voce tem uma função

que depende de 3 variáveis

,

e

as quais dependem do tempo

. Assim, a derivada total de

será


.
Dada a função, temos que

Se queremos calcular a variação de V, isto é,

no instante indicado, para que a corrente se mantenha constante, isto é,

, então basta substituir na relação da derivada e teremos um resultado. Veja que no instante indicado temos

Agora substitua os valores, isole a derivada temporal de V e terá a solução.
"Ad astra per aspera."
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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